AGUA 18/06
Home Geral NOS DIAS 07 E 08 DE ABRIL Ações de cidadania e serviços inéditos serão destaques do sexto Governo Presente

NOS DIAS 07 E 08 DE ABRIL Ações de cidadania e serviços inéditos serão destaques do sexto Governo Presente

0
0

Evento acontece em São José da Laje, Ibateguara, União dos Palmares, Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Flexeiras, Joaquim Gomes e Messias

 

Proximidade, cidadania e integração. A sexta edição do Governo Presente acontece nos dias 07 e 08 de abril nos municípios de São José da Laje, Ibateguara, União dos Palmares, Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Flexeiras, Joaquim Gomes e Messias. O evento leva serviços, obras, entregas, informação, cultura para a população do interior de Alagoas.

 

A novidade é que pela primeira vez a abertura do evento será realizada em um assentamento rural, o Dom Helder Câmara, em Murici. Lá haverá recuperação de nascentes, proporcionando,aos moradores do local, ineditamente, o direito à água, dentro de suas. As principais ações ficarão concentradas nas arenas Cidadania que serão instaladas em Ibateguara, São José da Laje e União dos Palmares. Os moradores de todas as cidades incluídas nesta edição terão acesso às ações.

 

O Governo Presente é coordenado pelo Gabinete Civil, responsável pela estruturação, planejamento e aplicação da ação. Para o secretário-chefe da pasta, Fábio Farias, a expectativa é ultrapassar os 12 mil atendimentos, durante os dois dias do evento.

 

“A pedido do governador Renan Filho, secretarias e entidades estaduais vão ouvir as reivindicações, demandas e sugestões da população e de gestores municipais. Durante o Governo Presente, o acesso da população, sobretudo a mais carente, a documentos, como carteiras de identidade, do trabalho, certidão de nascimento, CPF, além de serviços em diversas áreas, como saúde, educação e direitos do consumidor, entre outros, promovem cidadania e dignidade a todos que precisam, e que pelo trâmite normal, demorariam ou até não conseguiriam tê-los,” explicou Farias.

 

Farias ressalta ainda, que durante o evento, será lançada a pedra fundamental do primeiro Arquivo Público Municipal, no município de São José da Laje, com a apresentação do projeto arquitetônico, além da oficialização da Lei de criação do equipamento histórico e cultural. A prefeitura de Ibateguara também está em negociação para a construção do Arquivo Municipal naquela cidade.

 

Os serviços campeões de atendimento são: emissão de 1ª e 2ª via de documentos, cartão do idoso, teste rápido de saúde, além do atendimento à mulher vítima de violência e portadores de deficiência. Conheça as ações que serão realizadas durante o Governo Presente, de acordo com suas áreas de atuação:

 

Saúde

Serão disponibilizados diversos serviços de prevenção de doenças e promoção da saúde. Equipes multiprofissionais farão atendimentos de controle da obesidade, prevenção de hipertensão e diabetes, além de vacinação, coleta de sangue e cadastro de medula óssea, por meio do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

 

Também durante a ação, serão realizados testes rápidos para detecção de Aids, sífilis e hepatite B, além de ações educativas para a prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da zika, dengue e chikungunya. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ainda irá distribuir óculos para crianças de 5 a 14 anos da Comunidade Quilombola Muquém.

 

Primeira Infância, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

O circuito da Primeira Infância vai divulgar a importância dos cuidados e dos estímulos corretos nos primeiros anos de vida, e terá 10 tendas, parte delas com atividades inéditas, como é caso da tenda do cineminha infantil, a de contação de histórias, desta vez, com tradução em linguagem de sinais e a tenda da oficina alimentar de texturas e sabores.

As gestantes poderão assistir às sessões do filme O Começo da Vida e terão um circuito com direito a salão de beleza, ensaio fotográfico e distribuição de kits enxoval, além de informações e cuidados durante o pré-natal. O Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) também fará um mutirão para avaliar nutricionalmente as crianças de 0 a 6 anos de São Jose da Laje.

Já a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a partir de agora, será responsável pela emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF). A pasta também dará continuidade à ampliação dos cadastros do Benefício de Prestação continuada (BPC) e do Cartão do Idoso, em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade social (INSS) e as equipes dos municípios.

A Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) fará explanações sobre acessibilidade e a temática de Pessoas com Deficiência (PCD). Haverá entrega de cadeiras de rodas para pessoas cadastradas anteriormente e mapeamento de demandas para futuras entregas. Além dessas ações, a Semudh também estará presente durante os dois dias de atividades, por meio do Procon, com guichês de atendimento ao consumidor

 

Educação,  esporte, Cultura e tecnologia

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai entregar o Complexo Poliesportivo Manoel Gomes de Barros totalmente recuperado em União dos Palmares, contemplando mais de dois mil estudantes das cinco unidades escolares da rede estadual, além da rede municipal e da população da região.

O complexo é composto pelo ginásio de esportes, quadra de areia, e uma piscina semiolímpica com medição oficial, vestiários e consultório médico. Ainda em União dos Palmares, a Escola Estadual de Ensino Integral Carlos Gomes de Barros, será beneficiada com a entrega de um laboratório de informática. Em Santana do Mundaú, a Escola Estadual Manoel de Matos, também ganhará um laboratório de informática. Ainda nesta edição do Governo Presente, a Seduc também fará a entrega da reforma da Escola Estadual Juvenal Lopes Ferreira, em Branquinha. A unidade foi contemplada com reestruturação completa.

Já a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vai realizar o Festival de Hip Hop, agregando diversidade aos estilos musicais conhecidos na região; o Encontro com Gestores Municipais de Bibliotecas, e o encerramento das ações será marcado pelo show da banda alagoana de reggae Vibrações.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizará oficinas e palestras para estudantes da educação básica do município sobre como ver  “A matemática em tudo” na vida.

E a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) levará ao Governo Presente o esporte como ferramenta social e lazer. A pasta irá realizar o projeto Lazer nas Cidades e Esporte & Verão, além de um dia com o Participaê nas cidades de Murici, União dos Palmares e São José da Lage.

 

Agricultura e Meio Ambiente

As ações que a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) estará levando durante o Governo Presente irão beneficiar centenas de pessoas. Será ampliado o Programa do Leite em Murici e Ibateguara, realizado a doação de 40 mil alevinos, além de distribuição de sementes e 20 espécies de mudas de plantas medicinais, para a implantação do ‘Farmácia viva’, que irá produzir chás medicinais.

Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai entregar duas nascentes recuperadas no assentamento Dom Helder Câmara, em Murici. Os trabalhos no assentamento consistem na construção de um chafariz para distribuição de água, além da instalação torneiras, chuveiros e lavanderias para facilitar o acesso das famílias à água. Ainda em Murici, haverá o plantio de mudas na entrada da cidade e uma oficina de separação de resíduos sólidos.

As ações têm continuidade em União dos Palmares, no Quilombo Muquém, onde será ofertada uma oficina de compostagem e um cine ambiental para as crianças. No sábado, 8 de abril, mais duas nascentes serão entregues, sendo uma em Ibateguara e outra em São José da Laje.

 

Segurança, prevenção e ressocialização

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) fará a doação de  terreno para mais um Centro Integrado de Segurança Pública, desta vez, no Município de Messias. Também estão previstas doações de terreno para a nova delegacia regional e assinatura da ordem de serviço para a reforma da nova casa de custódia, ambas em União dos Palmares.

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizará palestras sobre os mais variados temas que englobam a prevenção à violência e de conscientização a respeito da importância da entrega voluntaria de armas. A pasta também irá realizar abordagens sociais a dependentes químicos que queiram realizar o tratamento voluntário em algumas das 37 comunidades acolhedoras credenciadas pela Rede Acolhe.

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) fará trabalhos de limpeza dos espaços públicos, exposição de obras de arte, desenvolvidas no presídio, entregará Kits de cama com lençóis, travesseiros, fronhas e mantas para bebês, também confeccionados na Fábrica de Esperança, que serão doados em maternidades da região de São José da Laje. Durante o evento, agentes penitenciários e policiais militares fiscalizarão a conduta dos custodiados do regime semiaberto que são monitorados por tornozeleira eletrônica.

Infraestrutura, economia e Detran

A secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) farão a assinatura da Ordem de Serviço para ampliação do sistema de abastecimento d’água da em Murici. Já em São José da Lage será realizada a assinatura do termo de cooperação técnica para o esgotamento sanitário da cidade e em União dos Palmares, a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da barragem de nível do município.

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) leva ações de educação fiscal, tributação e finanças. Em Murici, a primeira-dama Renata Calheiros distribuirá lanches e brinquedos a crianças carentes, frutos de apreensões do Fisco alagoano em operações de combate à sonegação fiscal. Em União dos Palmares, haverá edição especial do sorteio da Nota Fiscal Cidadã, que pela primeira vez é realizado fora da capital alagoana.

Servidores do Detran farão atendimento aos usuários, oferecendo mais informações sobre o funcionamento do Detran/AL na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada no município de União dos Palmares, na Rua Vila Kennedy. No mesmo local, também vai acontecer o serviço de vistoria eletrônica. No sábado (08), no horário de 8h às 13h, serão ofertados exames práticos de direção veicular para candidatos que já deram entrada ao processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B.

 

Transporte, desenvolvimento e turismo

Serviços de recuperação asfáltica e mobilidade urbana serão concretizados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Em Murici, com a entrega da reestruturação de vias urbanas, e em Ibateguara, com recapeamento asfáltico de várias ruas, ambas por meio do programa Pró-Estrada e Joaquim Gomes será palco da recuperação do acesso à cidade, bem como da reestruturação asfáltica da rua principal.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur)  viabilizará o decreto para concessão de incentivos fiscais do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) para a cervejaria Caatinga Rocks, localizada no polo industrial de Murici. Será  realizada ainda uma visita técnica à Murici Envase, também no polo. A Sedetur entrega um sistema solar fotovoltaico para o Centro de Acolhimento Mãe da Graça, uma casa de dependentes químicos localizada em Murici.

Serão entregues as placas Alagoas Feita à Mão em União dos Palmares, com  exposição de artesanato da região. A loja itinerante do programa irá comercializar produtos artesanais no município. A equipe de Design e Artesanato da Sedetur realizará o cadastro e recadastro de artesãos nos dias 05 a 08 de abril, em Joaquim Gomes, Flexeiras, São José da Laje, Ibateguara, União dos Palmares, Murici, Branquinha e Santana do Mundaú. Serão implantadas também quatro unidades da Juceal Express: Murici, Branquinha, Santana do Mundaú e Ibateguara.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *