Brasil terá mais 30 santos a partir de 15 de outubro

Pastores de Fátima serão canonizados

 

Brasília – Já tem data para o Brasil ter mais 30 santos. O papa Francisco anunciou nesta quitna-feira que canonizará, no dia 15 de outubro, no Vaticano, os primeiros mártires brasileiros. São os sacerdotes André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o laico Mateus Moreira, além de outros 27 fiéis assassinadas em 1645, durante o período das invasões holandesas.

Ambrósio Ferro: futuro santoReprodução

Para que sejam canonizados, os mártires brasileiros não necessitaram nenhum milagre, apenas o parecer positivo dos membros da Congregação para as Causas dos Santos, que reiteraram que o assassinato foi por “ódio à fé”.

Os massacres foram executados por índios tapuias e soldados holandeses, sob comando de Jacob Rabbi, alemão a serviço da Companhia das Índias Ocidentais.

As primeiras vítimas foram mortas em 15 de julho, durante missa celebrada pelo padre Ambrósio Ferro. Após a consagração da hóstia, a tropa holandesa trancou as portas da igreja e, após sinal de Rabbi, os índios chacinaram os fiéis.

Outro grupo, no qual estava o padre André de Soveral, foi massacrado em 3 de outubro. O camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas, enquanto, segundo a tradição, repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

Os beatos já são santos populares, com celebrações em quatro paróquias no Rio Grande do Norte.

Fátima

Já as crianças que viram a aparição da Virgem Maria em Fátima, Portugal, serão canonizadas no dia 13 de maio, durante a viagem do Papa Francisco a Portugal.

Francisco e Jacinta Marto, os irmãos pastores, segundo a Igreja católica, presenciaram, ao lado da prima Lúcia, a aparição da Virgem Maria. Francisco viajará para Fátima, onde participará dos atos em comemoração do centenário das aparições, no dia 12 de maio.

odia

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *