AGUA 18/06
Home Geral Brasil Pipeiros paralisam abastecimento de água em cidades do Sertão

Pipeiros paralisam abastecimento de água em cidades do Sertão

0
0

Desde o início da manhã desta segunda-feira (6), pipeiros bloquearam o principal ponto de abastecimento de água no Canal do Sertão, no município de Pariconha deixando pelo menos 60 mil pessoas sem água. O protesto acontece pelo atraso de quatro meses no pagamento que deve ser repassado pelo Governo Federal.

Os motoristas dos carros pipas colocaram os veículos impedido o acesso ao manancial, prejudicando assim o abastecimento de água dos municípios do alto Sertão.

 

Até o momento, dez municípios do Sertão estão sem abastecimento de água realizado com carro pipa. Segundo os representantes dos motoristas dos carros pipas, cerca de 60 mil pessoas ficam sem água para suas necessidades de sobrevivência e dos animais.

 

O atraso no repasse tem impossibilitado os trabalhadores de saldarem os compromissos de manutenção dos veículos como combustível, além da sobrevivência de suas famílias.

 

Os representantes dos pipeiros disseram, ainda, que toda semana os militares do Exército, responsáveis pela Operação Carro Pipa em Alagoas, prometem que o pagamento seria feito remediando o problema, mas a promessa não se concretiza.

 

De acordo com os pipeiros, durante esta semana também serão bloqueados os mananciais de abastecimento do Agreste, localizado no distrito de Pé Leve, em Limoeiro de Anadia, e em Pão de Açúcar, atingindo assim os 45 municípios que estão em situação de emergência em decorrência da seca. Com o bloqueio desses outros dois pontos de abastecimento, cerca de 500 mil pessoas ficaram sem ter como sobrevive sem água a estiagem em Alagoas.

 

 

Crédito: Givaldo de Sá – Colaborador do Radar89

cadaminuto