AGUA 18/06
Home Geral Alagoas PEQUENAS OBRAS, GRANDES MUDANÇAS Governo entrega obras de mobilidade urbana e libera crédito na Grota do Canaã

PEQUENAS OBRAS, GRANDES MUDANÇAS Governo entrega obras de mobilidade urbana e libera crédito na Grota do Canaã

0
0

Em nova inauguração do Pequenas Obras, Grandes Mudanças, Renan Filho anuncia ações em mais 40 grotas em Maceió e no interior

Obras levaram segurança, mobilidade e qualidade de vida Obras levaram segurança, mobilidade e qualidade de vidaMárcio Ferreira

O governador Renan Filho e o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram neste sábado (01) as obras do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, na Grota do Canaã.

 

Por meio do programa Pequenas Obras Grandes Mudanças – ação que envolve melhoria de infraestrutura, da qualidade de vida, da renda por meio do empreendedorismo e sustentabilidade -, as mais de 800 famílias da comunidade receberam mais de 143 metros lineares de escadaria e quase 795 m² de passeio.

 

O governo construiu também mais de 85,3 metros lineares de canaletas e 642,4 metros lineares de meio-fio para escoamento apropriado dos fluxos d’água, e ainda 1.856 metros lineares de corrimão e 291 metros de muro de contenção nas casas com risco de deslizamento.

Mais do que serviços de infraestrutura, a comunidade ganhou cidadania. Em parceria com os Correios, as casas receberam numeração personalizada nas portas e as novas escadarias e passeios irão ter seu próprio Código de Endereçamento Postal (CEP), o que antes não existia.

 

“Demos cara nova à Grota do Canaã. Outras 16 grotas estão em obras na capital. Até o final do ano, queremos entregar as transformações em 40 grotas. O mais gratificante disso tudo é que essas mudanças vão além e entram na vida das pessoas. Agora, muita gente aqui tem endereço, dignidade e o direito de dizer onde moram”, disse o governador.

Renan Filho ressaltou que os 250 mil moradores de grotas de Maceió serão contemplados com os benefícios do programa, que vão além das obras de infraestrutura. “Como uma quadra poliesportiva que será construída na Grota do Canaã, que vamos fazer com os trabalhadores daqui, mão de obra da comunidade”, frisou Renan Filho.

 

O governador anunciou que o programa Pequenas Obras Grandes Mudanças deve chegar ao interior nos próximos meses. As cidades de Maragogi, Barra de Santo Antônio e São José da Laje já estão na lista. Já na capital, serão 76 grotas contempladas até 2018.

 

O secretário Mosart Amaral ressaltou o empenho das equipes envolvidas na obra para que os serviços fossem entregues com qualidade para a população.

 

“O Pequenas Obras Grandes Mudanças é um projeto social fantástico que toca a todos nós que fazemos parte do governo do Estado e, principalmente, o governador Renan Filho. Nossas equipes estão muito felizes porque esse projeto, muito mais do que qualquer um outro, toca o coração das pessoas. É um trabalho que foi abraçado por todos. As equipes trabalharam com muita boa vontade e o resultado não poderia ser diferente. Está aí a população feliz da vida”, observou.

Com um sorriso no rosto, dona Carmem Lucia admira a rua de sua casa, que até alguns meses atrás era tomada pelos buracos e muita lama. “Aqui era um barro só! Pra sair de cas, era um trabalho. Agora tá uma maravilha! Moro aqui há 28 anos e olha que diferença! É uma mudança grande – dá pra passar carro, moto, tudo. Nossa rua agora tá uma verdadeira cidade!”, comemora a moradora.

 

A dona de casa, que mora com seus quatro filhos, contou que as crianças também estão aproveitando as mudanças na comunidade. “Elas gostaram muito. Agora, correm de bicicleta, patins, vão bater lá embaixo perto da ponte”, relatou.

 

Grandes Mudanças

 

Durante o evento deste sábado, outros órgãos e secretarias de Estado desenvolveram ações do programa que vão além das obras. O Instituto do Meio Ambiente (IMA), que já desenvolve um projeto de arborização e hortas comunitárias nas grotas, realizou o plantio de 50 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como a Craibeira e Ipê Amarelo e Roxo.

“A ideia é arborizar a grota, para criar um clima mais agradável para os moradores. Estamos plantando também próximo ao córrego para evitar erosão, e nas calçadas utilizamos espécies cujas raízes não quebrem o chão, como é o caso da craibeira. Queremos expandir esse projeto em todas as grotas atendidas pelo Pequenas Obras Grandes Mudanças”, destacou o gerente de educação ambiental do IMA, Pedro Normande.

Já a Desenvolve, Agência de Fomento de Alagoas, liberou de crédito financeiro no total de R$ 111 mil para 21 pequenos empreendedores da grota do Canaã e entorno, como mercadinhos, ambulantes e vendedores de cosméticos.

A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) doou cadeiras de rodas para moradores com dificuldades de locomoção.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *