AGUA 18/06
Home Geral Cotidiano Exposição sobre a vida e carreira do jornalista Freitas Neto será aberta no Misa

Exposição sobre a vida e carreira do jornalista Freitas Neto será aberta no Misa

0
0

Na noite desta terça-feira (10), será realizada no Museu da Imagem e do Som (Misa), no bairro do Jaraguá, em Maceió, a abertura da exposição “Freitas Neto nos 200 anos de Alagoas: a trajetória de um alagoano feito de ferro e de flor”, em homenagem aos 20 anos da morte do jornalista Freitas Neto.

A data escolhida para o evento marca as duas décadas do falecimento do sindicalista, que foi vítima junto à esposa, Graça Freitas, e mais 44 pessoas, de um acidente aéreo na cidade de Santiago de Cuba, no dia 10 de julho de 1997.

A exposição relembra a trajetória do alagoano que se destacou por uma atuação contundente e ética. Além de respeitado por sua atuação no Jornalismo, Freitas conquistou o mesmo respeito atuando na advocacia, na política, no movimento sindical local e nacional e ainda nas atividades de cronista esportivo, radialista e juiz classista, entre outras que exerceu ao longo dos seus 47 anos de vida.

Os filhos do casal, Marcelino Freitas e Glória Freitas, lembram que o acidente interrompeu também atuação do pai como “embaixador” de Cuba em terras brasileiras. Numa época em que a Ilha sofria consequências do embargo econômico americano, Freitas ficou conhecido por organizar eventos e inúmeros voos de solidariedade a Cuba, nos quais levava profissionais de diversas áreas e políticos dos mais variados partidos, além de doações para o povo cubano.

Esses e outros detalhes da vida de Freitas, a exemplo de sua dedicação à divulgação da trajetória do escritor alagoano Graciliano Ramos, vão ser retratados na exposição, por meio de fotos e objetos pessoais, além de medalhas, títulos e outros elementos significativos de sua trajetória, obtidos em vida e in memoriam.

Na abertura do evento, um pouco dessa história também será retratada numa mesa redonda formada por amigos que conviveram com Freitas em momentos significativos de suas vidas. Na ocasião, a família vai doar todo acervo ao Misa, para criação do Espaço Freitas Neto no equipamento cultural.

O evento está sendo organizado por familiares e amigos de Freitas, com apoio da Secult, do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e da Braskem. A exposição ficará aberta para visitação até dia 31 de julho.

Os familiares solicitam que, se possível, quem for ao evento, leve um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas às vítimas das enchentes em Alagoas.

Fonte: Assessoria

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *