TIRE A SUA DÚVIDA Seplag orienta servidores públicos sobre pagamento do Pasep
Pagamento do abono começou a ser realizado nesta terça-feira (14)
Os alagoanos já podem começar a sacar o pagamento do abono salarial do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e do Programa de Integração Social (PIS), desde esta terça-feira (14).
Quem tem direito?
O valor do benefício é pago aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais em 2016. É preciso que o servidor esteja cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias no último ano. Além disso é preciso que todos os dados tenham sido fornecidos pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Qual o valor?
Quem esteve empregado formalmente durante todo o ano vai receber R$ 937, valor correspondente ao salário mínimo vigente. Quem trabalhou apenas um mês receberá um doze avos dessa quantia, e assim sucessivamente.
Onde sacar o dinheiro?
O Pasep é o abono pago aos servidores públicos e deve ser sacado no Banco do Brasil. Já o PIS é destinado aos trabalhadores de empresas privadas e deve ser sacado na Caixa Econômica Federal. Em ambos os casos será necessário que o beneficiado esteja portando um documento na hora do saque.
O que acontece com o dinheiro não recebido?
Os valores que não são sacados até o final do prazo vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), fundo vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e responsável pelo pagamento do seguro-desemprego, por exemplo.
Como faço para conseguir mais informações sobre o Pasep?
Para mais informações sobre o benefício, os servidores públicos alagoanos podem procurar o Espaço do Servidor, que está localizado na unidade Gestão da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), situada à Rua Barão de Penedo, 293, Centro de Maceió.
Agência Alagoas