AGUA 18/06
Home Destaque specialistas desvendam mitos e contam verdades sobre o câncer de mama

specialistas desvendam mitos e contam verdades sobre o câncer de mama

specialistas desvendam mitos e contam verdades sobre o câncer de mama
0
0

O medo de receber uma notícia ruim muitas vezes impede que mulheres realizem a mamografia, exame fundamental para diagnosticar o câncer de mama. Algumas chegam até a realizá-la, mas deixam de pegar o resultado. Atitudes como essas prejudicam o diagnóstico e o tratamento.

— A palavra câncer ainda é subjetivamente associada ao risco de morrer, mesmo com os progressos realizados pela medicina. O medo de receber um diagnóstico indesejado, afasta a paciente da prevenção e do tratamento. Assim, poucos casos são diagnosticados na fase inicial, o que não colabora para a redução da mortalidade. Então, quanto mais informações tiverem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, mais chances terão de se cuidar — afirma Eduardo Millen, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio.

Além de desconhecerem os fatores de risco da doença, como obesidade, exposição a pesticidas, terapias de reposição hormonal, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo, muitas mulheres chegam aos consultórios médicos cheias de dúvidas. Uma, por exemplo, é se o uso de desodorante pode causar câncer de mama.

— A doença tem sua origem numa mutação do DNA celular herdada ou adquirida por fatores ambientais. Nenhum tipo de desodorante tem potencial de causar uma modificação dessas. O que pode acontecer é dele provocar reações dermatológicas como alergias — alerta o médico Eduardo Millen.

Para os especialistas, a campanha do Outubro Rosa é fundamental para disseminar informações corretas e incentivar a prevenção.

— Este mês em foco é uma forma de esclarecer as mulheres sobre o câncer, seu diagnóstico e tratamento. Em outubro, temos um grande número de mulheres que falam de suas experiências, do tratamento e de como retornaram à a vida normal depois de curadas — diz a oncologista Regina Hercules Vidal, da Oncoclínica.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *