AGUA 18/06
Home Geral Arapiraca Feira livre fez história e torna Arapiraca referência regional

Feira livre fez história e torna Arapiraca referência regional

Feira livre fez história e torna Arapiraca referência regional
0
0

“Não se trata de uma feira que se estabeleceu numa cidade. Mas uma cidade que se formou em torno de uma feira”. A frase de Hermeto Pascoal cai quase como uma descrição da origem de Arapiraca, que teve como principal impulsionador para o desenvolvimento a sua propensão para o comércio.

a-feira-de-arapiraca

Antes mesmo de ser emancipada, lá pelos idos de 1884, a cidade dava início ao que já foi considerada a maior manifestação cultural do Agreste: a feira livre. Arapiraca ainda era povoado, mas já dava indícios de crescimento, principalmente com o advento da Cultura Fumageira. E foi a feira livre de Arapiraca uma das principais influenciadoras do processo de emancipação.

feira2o_620x450_1983Em 1920, segundo o historiador Zezito Guedes, a feira de Arapiraca já superava, em renda, a feira de Limoeiro de Anadia, cidade a quem pertencia antes de sua emancipação. A partir daí se deu início o movimento pedindo a separação, que só se deu em 1924.

Todas as segundas-feiras, as principais ruas do centro da cidade viravam um caos, numa mistura de comércio, arte e cultura. Eram centenas de bancas vendendo os mais diversos tipos de produtos.

Uma das ruas mais movimentadas era a 15 de Novembro. Milhares de pessoas dos quatro cantos do estado (e as vezes até de fora) passavam pelo local para comprar frutas, verduras, carnes, roupas, utensílios para o lar e até para negociar.

A feira de Arapiraca deu trabalho a muita gente, como foi o caso da dona Maria Fernandes, de 75 anos, que criou 9 filhos com o suor do trabalho na barraquinha de hortifruti.

“A gente passava a madrugada montando tudo, levando os produtos pra vender. Era muito bom. Eu tinha uma barraquinha de ervas, legumes e frutas que minha família mesmo produzia. Era uma cultura tão boa que a gente nem sentia o tempo passar”, disse a ex-feirante.

O amor pela feira também foi confirmado pela microempresária Donizete Ferreira de Araújo, que junto da mãe, dona Fanda Cândia de Araújo, trabalhava em uma bodega na rua 15 de novembro.

“A gente veio de Limoeiro de Anadia pra trabalhar na feira de Arapiraca. Minha mãe tinha uma bodeguinha que servia como um apoio pros feirantes. Aqui eles tomavam café, comiam e depois voltavam pro trabalho. A mesma coisa acontecia com os visitantes e clientes”, disse Donizete.

“Depois que minha mãe morreu, eu continuei trabalhando por aqui”, disse ela, que mantem o estabelecimento no mesmo local.

Hermeto-PascoalArte

E foi na feira de Arapiraca que surgiu o Bruxo das Alagoas, Hermeto Pascoal. No meio das dezenas de repentistas, o músico se formou e fez escola, como ele mesmo conta:

“A gente saía de Lagoa da Canoa, eu, meu pai e o resto da minha família, e íamos para Arapiraca. Se hoje eu faço música universal é porque na feira de Arapiraca já se fazia música universal”, disse ele.

Confira abaixo o poema feito por ele sobre a manifestação cultural:

Não se trata de uma feira que se estabeleceu numa cidade. Mas uma cidade que se formou em torno de uma feira. Desde que Arapiraca é Arapiraca, todas as segundas-feiras, certo como é o nascer do sol, era também os ruídos de marteladas e o trote de mulas com suas cargas rangentes, o burburinho de vozes acordando mais cedo os moradores das ruas do centro.

Dezenas, centenas de rostos anônimos, desconhecidos e ao mesmo tempo familiares. Gente de Arapiraca, de Palmeira (dos Índios), de Lagoa da Canoa, de Limoeiro de Anadia, gente da cidade e gente do sítio, gente de perto e gente de longe, gente que cresceu frequentando a feira e gente que eu vi um pouco mais velha a cada segunda-feira.

O cheiro-verde do coentro fresquinho e ainda molhado de orvalho, o cheiro forte do fumo, o cheiro azedo da massa puba, todos os cheiros e fedores da feira, o desarrumar das cargas para arrumar as bancas, um caos buscando organizar-se. Era como música.

Após a descentralização, a feira diminuiu o tamanho, mas continuou sendo parte importante da vida de Arapiraca. Atualmente existem pontos espalhados pela cidade e que mantem a tradição. Confira a lista abaixo:

feira livre

Feira Bairro Dia da Semana Ruas Ocupadas
Tradicional Centro e Baixão Segunda-Feira Rua Mauricio Pereira
Rua Teodorico costa
Rua do Sol
Rua Pedro leão
Rua Tiradentes
Rua Miguel Correia Amorim
Rua Padre Cícero
Rua José Lopes da Silva
Rua Manoel Ângelo Tavares.
Fumageira Primavera Domingo Rua Engenheiro Camilo
Rua 31 de março
Rua Sargento Benevides
Rua Olinda
Rua Braz vieira.
Baixão Baixão Domingo Av. Miguel Correia Amorim
(Antiga Avenida Norte)
Brasília Brasília Quinta-Feira Rua Senador Rui Palmeira
Rua Firmino Leite
Rua Domingos Barbosa.
Itapoã Itapoã Sábado Rua Nossa Srª da Salete
Rua Nossa Srª do Ó
Rua São Paulo Senador Teotônio Vilela Domingo Rua São Paulo
Rua Nossa Srª. das Dores
Rua Samaritana
Rua São Geraldo
Jardim Esperança Jardim Esperança Domingo Praça Maria das Dores
Jardim Tropical Jardim Tropical Domingo Rua Adão Henrique
Canafístula Canafístula Domingo Rua Lúcio Vital
Feira Fixa da Fumageira Primavera Domingo a Domingo Praça Eloísio Lopes
Feira do Atacado Centro Quatas e Quintas Estacionamento do Mercado

Horário de funcionamento das Feiras Livres
5:30hs às 13:00hs Terça a Domingo
5:30hs às 17:00hs às Segundas-Feiras

Assessoria

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *