AGUA 18/06
Home Geral Brasil DEFESA DE TERCEIRO União estável com pessoa casada exige citação do cônjuge, diz STJ

DEFESA DE TERCEIRO União estável com pessoa casada exige citação do cônjuge, diz STJ

DEFESA DE TERCEIRO União estável com pessoa casada exige citação do cônjuge, diz STJ
0
0

É possível o reconhecimento judicial da união estável com pessoa casada, mas desde que o cônjuge seja citado no processo. De acordo com a ministra Isabel Galloti, do Superior Tribunal de Justiça, o entendimento da corte é o de que “somente quando exercida a ampla defesa de terceiro se pode admitir o reconhecimento de união estável de pessoa casada”.

Seguindo esse entendimento, a 4ª Turma do STJ cassou as decisões em uma ação de reconhecimento e dissolução de união estável com divisão de patrimônio porque um dos conviventes era casado e sua mulher não foi citada no processo.

A autora da ação pedia o reconhecimento da união estável com o homem no período em que ele ainda era oficialmente casado. O relacionamento, no entanto, terminou antes que o casamento fosse formalmente extinto por divórcio.

Apesar de alegar que o companheiro estava separado de fato, a autora da ação admitiu que ele não tinha deixado definitivamente o lar, passando os fins de semana em Fortaleza e, durante a semana, morando com ela, em Mossoró (RN). Ao pedir a divisão do patrimônio constituído durante a suposta união estável, a autora diz que a ex-mulher dele não teve participação na aquisição de bens.

O homem admitiu a convivência com a autora, mas afirmou se tratar de relação de adultério, pois continuava a conviver com a mulher. Acrescentou que a partilha do patrimônio adquirido durante o casamento lesaria o direito à meação de sua ex-mulher, da qual se divorciou em 2012, após o fim do relacionamento com a autora, em 2010.

Vínculo duplo
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, além de ter considerado possível a união estável mesmo persistindo o casamento, afirmou que essa união produziria efeitos contra terceiro não citado (a ex-mulher), titular de patrimônio em mancomunhão.

Dessa forma, o TJ-RN confirmou a sentença que determinou a partilha de bens adquiridos na constância do vínculo conjugal com a ex-mulher, inclusive do imóvel registrado em nome dela.

A ministra Isabel Gallotti, relatora do recurso interposto no STJ pelo ex-marido, chamou atenção para o fato de não ter havido “oportunidade alguma de defesa e dilação probatória da então cônjuge”.

Segundo ela, se a tese veiculada na contestação da ação é a de que continuou havendo convivência marital entre o homem e a então mulher, ainda que estivessem em processo de separação, “há interesse de terceiro que não pode ser negligenciado na ação, sob pena de nulidade”.

Gallotti explicou que a ex-mulher teria interesse em “aderir à defesa do réu para comprovar a manutenção da convivência conjugal, o que afastaria a possibilidade de reconhecimento da união estável, nos termos da consolidada jurisprudência deste tribunal, no sentido de que não é admissível o reconhecimento de uniões estáveis paralelas”. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *