AGUA 18/06
Home Geral Economia PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL Governo vai atuar para elevar produção e competitividade do setor sucroenergético de AL

PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL Governo vai atuar para elevar produção e competitividade do setor sucroenergético de AL

PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL Governo vai atuar para elevar produção e competitividade do setor sucroenergético de AL
0
0

 

Renan Filho participou de reunião com integrantes do Sindaçúcar em Rio Largo

 

Governador Renan Filho garantiu que vai se empenhar para criar meios que favoreçam o aumento da produção e da competitividade.Governador Renan Filho garantiu que vai se empenhar para criar meios que favoreçam o aumento da produção e da competitividade.Foto: Márcio Ferreira

O governador Renan Filho se reuniu, na tarde desta sexta-feira (15), na sede da Usina Utinga Leão, em Rio Largo, com integrantes do Sindicato das Indústrias de Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçúcar). Na ocasião, eles debateram a situação do setor sulcroenergético, que passa por dificuldades, e trataram das perspectivas para os próximos anos. Ele garantiu que vai se empenhar para criar meios que favoreçam o aumento da produção e da competitividade.

 

“Eu vou fazer o esforço máximo, dentro da Responsabilidade Fiscal necessária, para que a gente eleve a competitividade do setor com relação aos estados vizinhos. Somos o expoente da produção de açúcar e álcool no Nordeste e não podemos ser o menos competitivo”, afirmou Renan Filho.

 

O setor registra baixas sucessivas na produção, que caiu cerca de 50% nos últimos oito anos. A safra 2017/2018 deve ficar entre 11 e 14 milhões de toneladas de cana. Em 2010, o setor chegou a processar 25 milhões de toneladas. Das 18 usinas em operação, oito encontram-se em processo de recuperação judicial.

 

A queda drástica da produção de cana se deve, segundo o setor, a três anos consecutivos de seca, a falta de recursos para investimentos, política de preços e a problemas de gestão.

 

“Nós temos que trabalhar incentivos para o replantio de áreas em Alagoas para os fornecedores, sobretudo aos pequenos, mas também para a indústria, e elevar a competitividadedo do Estado de Alagoas”, disse o governador, propondo a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com representantes das entidades que formam o setor sulcroenergético.

 

Participaram da reunião o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; o presidente do Sindaçúcar, Pedro Robério; da Fetag, Cícero Domingos de Oliveira; do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, Jackson Lima; da Asplana, Edgar Antunes; e do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.

 

“O governador sempre esteve atento aos pleitos do setor e com certeza vai nos ajudar a resolver esses problemas”, declarou Edgar Antunes.

 

Ao presidente da Fetag, Renan Filho garantiu que vai reativar o Programa Amigo Trabalhador e elevar a qualificação da mão de obra.

 

“Discutimos com a Fetag a qualificação e o auxílio aos trabalhadores na entressafra. Com a Asplana, debatemos a mecanização de áreas, o aumento da produtividade, a distribuição de tratores para que possam colaborar com os fornecedores de cana e também com as indústrias, no sentido de garantir que com política tributária e fiscal mais eficientes a gente induza o desenvolvimento do setor”, citou o governador.

 

Visita

A comitiva seguiu de ônibus para visitar um mirante construído recentemente, de onde se tem uma vista panorâmica da indústria e do vale, em que está instalada a Usina Utinga Leão.

 

Em seguida, o grupo visitou o parque industrial. Ali foi descerrada uma placa para registrar a visita de Renan Filho ao Grupo EQM, que administra a Usina Utinga Leão.

 

Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira

 

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *