AGUA 18/06
Home Destaque Projeto “Paz nas Escolas” promove concurso de desenho e premia alunos da rede pública de ensino em Santana do Ipanema

Projeto “Paz nas Escolas” promove concurso de desenho e premia alunos da rede pública de ensino em Santana do Ipanema

Projeto “Paz nas Escolas” promove concurso de desenho e premia alunos da rede pública de ensino em Santana do Ipanema
0
0

Idealizado pelo promotor de justiça Denis Guimarães, o “Projeto Paz nas Escolas” realizou uma grande festa, nesta terça-feira (11), na Escola Estadual Laura Maria Chagas de Assis, em Santana do Ipanema, para premiar os ganhadores do concurso de desenho realizado entre os estudantes da rede pública de ensino do município. A competição teve cerca de mil alunos inscritos e foi mais uma estratégia do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) para promovera cultura da não violência, diminuição da evasão escolar, e combate ao tráfico de drogas.

A premiação contou com a participação do procurador-geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que ressaltou ser “Projeto Paz”, que enxerga no projeto uma excelente ferramenta a favor da educação e de incentivo a busco do conhecimento. “Hoje foi um momento de alegria participar de uma das etapas desse projeto, que traz o foco para a educação e planta a paz nas escolas, onde alunos, professores e autoridades se reuniram para mostrar que o caminho de transformação é o conhecimento. E o Ministério Público, que este ano criou o seu Núcleo de Defesa da Educação, fica muito honrado que um de seus membros teve essa ideia de premiar alunos, por meio de suas manifestações artísticas, diminuir a taxa de evasão escolar e a violência nas escolas. E, não tenho dúvidas que este é um projeto que precisa ser disseminado pelo estado todo”, disse.

A competição teve o engajamento de professores e coordenadores de 16 escolas, que desde novembro vêm se mobilizando para a participação de seus alunos. Assim, cerca de mil estudantes enviaram seus desenhos inscritos em uma das categorias do concurso, que eram: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, cada uma com premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar. Durante a escolha, feita por uma comissão de procuradores e promotores de justiça do MPE/AL, foram levadas em consideração a criatividade, originalidade, comunicabilidade e o foco no tema de cada trabalho concorrente.

“Tivemos excelentes trabalhos, desenhos surpreendentes. São talentos que precisam ser descobertos e reconhecidos. Temos que mostrar o quanto os jovens são valorosos e engajados, basta que estimulemos. Esse concurso mostra que há tantas adolescentes e crianças com potenciais a ser explorado e que podem ser usados para ensinar outros jovens. É gratificante o resultado que obtivemos”, afirmou Denis Guimarães, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema.

“Essa é uma maneira de combatermos a violência nas escolas, o abandono da sala de aula por parte dos alunos e ainda fazer com que eles se envolvam com atividades nas escolas. Também é uma maneira que o ministério público se aproximar da comunidade, das demais instituições para olharmos na mesma direção, fazendo da educação, do conhecimento um caminho a ser percorrido”, completou.

O projeto

O “Projeto Paz na Escolas”, que surgiu a partir da constatação do alto índice de consumo de drogas e álcool por jovens de Santana do Ipanema e do grande número de estudantes desistindo de frequentar as aulas, está na sua segunda fase que é a de, justamente, a de a realização de palestras, oficinas de arte nas unidades de ensino, com a parceria de instituições que trabalhe temas voltados para os jovens e com apoio da Procuradoria Geral de Justiça de Alagoas, Centro de Apoio Operacional às Promotoria de Justiça (CAOP), Núcleo de Defesa da Educação,  do poder Judiciário, Secretaria Municipal de Educação de Santana do Ipanema e da 6ª Gerência de Ensino do Estado de Alagoas.

“A demanda escolar em Santana do Ipanema vem precisando de atenção cada vez maior por parte das instituições que tratam da questão, isso devido a situações relacionadas com a evasão escolar, que por sua vez decorre de diversos fatores relacionados a violência, como a presença do tráfico de e da violência familiar. Por isso, idealizamos um projeto que chamasse atenção dos jovens e pudessem aliar com conhecimento sobre a cultura da paz, o mal do Bulling e sobre o perigo das drogas. É um caminho que estamos percorrendo e que vem apresentando bons resultados com relação ao engajamento de todos”, afirmou Denis Guimarães, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema.

Também estiveram na premiação o diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotoria de Justiça (CAOP), José Antônio Malta Marques, as promotoras de justiça Ariadne Dantas, do Núcleo de defesa da Educação e Tânia Cristina Giacomosi, da 4ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema. Também participaram da solenidade o juiz de direito Kleber Barbosa Rocha e representantes da Secretaria de Educação do município.

Para o promotor de justiça e diretor do CAOP, José Antônio Malta Marques, o projeto é um exemplo a ser seguido. “Esse projeto teve uma mobilização excelente entre as escolas. Estamos vendo quanto os alunos estão engajados. Precisamos de mais ideias como essa, que encontre talentos entre os jovens”, disse.

Lista de ganhadores

Categoria Ensino Infantil

1º Lugar – JEAN VITOR DA SILVA – (Escola Municipal de Educação Básica Maria de José Carvalho)

2º Lugar – PEDRO GABRYEL VERÍSSIMO SIQUEIRA – (Centro Municipal Infantil Roberval Menezes Dias)

3º Lugar – SAMUEL ARAÚJO DA SILVA – (Escola Municipal de Educação Básica Maria de José Carvalho)

 

Categoria Ensino Fundamental I

 

1º Lugar – RAUAN DIAS DO NASCIMENTO – (Escola Municipal de Educação Básica José Francisco de Andrade)

2º Lugar – BRUNA AMORIM AUGUSTO – (Escola Municipal de Educação Básica Maria do Carmo de Oliveira Araújo)

3º Lugar – JHONY CARLOS DOS SANTOS BEZERRA – (Escola Municipal de Educação Básica Desembargador Manoel Xavier Acioli)

 

Categoria Ensino Fundamental II

1º Lugar – ARTHUR PINTO DE CASTRO – (Escola Estadual Ormindo Barros)

2º Lugar – AISHA ANDREZA DA CONCEIÇÃO CAVALCANTE – (Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva)

3º Lugar – MARIA CLARA LISBOA OLIVEIRA – (Escola Estadual Rotary)

 

Categoria Ensino Médio

1º Lugar – DAVYSSON SILVA – (Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis)

2º Lugar – SUZIELY NUNES DE MOURA – (Escola Estadual de Areia Branca)

3º Lugar – DAYVID PAULINO DA SILNA – (Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva)

 

MPE-AL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *