AGUA 18/06
Home Destaque CHAMADA PÚBLICA Sesau vai adquirir produtos da agricultura familiar para abastecer hospitais

CHAMADA PÚBLICA Sesau vai adquirir produtos da agricultura familiar para abastecer hospitais

0
0

Ação irá gerar economia aos cofres públicos e vai ocorrer por meio de uma parceria com a Emater

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, se reuniu nesta quinta-feira (11), com o diretor-presidente da Emater, Elizeu Rêgo, e informou que pretende publicar a chamada pública até o final deste mês. As unidades contempladas são Hospital Geral do Estado (HGE), Daisy Brêda, na capital alagoana; Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca; Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia; Arnon de Mello, em Piranhas; e Quitéria Bezerra, em Água Branca.

Entre os itentes que serão comprados dos agricultores familiares estão as verduras ( Foto: Carla Cleto)

Na prática, a parceria entre Sesau e Emater vai funcionar da seguinte forma: a secretaria vai comprar direto dos agricultores rurais de Alagoas para abastecer os hospitais mantidos com recursos do Estado. Além de manter os hospitais com produtos do setor agrícola, o convênio potencializa o desenvolvimento econômico para os agricultores familiares.

O secretário Alexandre Ayres argumenta que a chamada pública será interessante tanto para o Estado, que irá economizar, quanto para os hospitais, que terão à disposição produtos de qualidade, e também para os agricultores, com impulso à economia local.

Em parceria com a Emater, Sesau vai adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar para abastecimento das unidades hospitalares ( Foto: Carla Cleto)

“Ao lançar a chamada pública, o nosso principal objetivo é a aquisição dos gêneros alimentícios na agricultura familiar. Atualmente, a secretaria compra de maneira diversa, pois existe o entendimento legal que é preciso realizar essas compras por itens, a exemplo de aquisição de tomates com um fornecedor, pimentão com outro e assim sucessivamente. São diversos empenhos e contratos. Esse novo trâmite nos assegura economia e gera renda para os agricultores familiares”, contextualiza o secretário Alexandre Ayres.

Para o diretor-presidente da Emater, o Instituto tem expertise no fomento à agricultura alagoana, fornecendo produtos de qualidade aos hospitais. “São produtos orgânicos e diretos do campo. O Governo de Alagoas tem desenvolvido um trabalho de apoio à agricultura familiar, dando condições aos trabalhadores em melhorar as suas respectivas produções. Numa parceria com o governo federal, em governos anteriores, avançamos bastante na estrutura administrativa das cooperativas, fortalecendo a nossa produção. Será uma parceria muito importante, com produtos selecionados e de qualidade, além de um alívio financeiro para o Estado, pois o preço dos alimentos agrícolas é abaixo dos praticados pelo mercado, por meio das compras tradicionais”, justifica Elizeu Rêgo.

Alagoas conta, atualmente, com mais de 80 mil produtores assistidos pela Emater. É uma cadeia produtiva integrada com raio de atuação nas regiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Maceió.

Por meio da parceria Sesau e Emater, alimentos da agricultura familiar irão abastecer unidades como o HGE ( Foto: Carla Cleto)
Em parceria com a Emater, Sesau vai adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar para abastecimento das unidades hospitalares ( Foto: Carla Cleto)
Entre os itentes que serão comprados dos agricultores familiares estão as verduras ( Foto: Carla Cleto)

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *