AGUA 18/06
Home Destaque Sefaz alerta sobre como identificar fraudes no boleto do IPVA

Sefaz alerta sobre como identificar fraudes no boleto do IPVA

Sefaz alerta sobre como identificar fraudes no boleto do IPVA
0
0

Secretaria esclarece os requisitos para identificar a veracidade do documento

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) iniciou a emissão dos boletos para pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Neste período, é comum que ocorram tentativas de fraude e aplicações de golpes no contribuinte. Pensando nisso, a Fazenda preparou algumas orientações para identificar esse tipo de prática ilícita.

Em primeiro lugar, nenhum documento de cobrança é enviado via e-mail. Então, se o boleto chegou até o contribuinte por esse meio de correspondência, deve automaticamente ser descartado como idôneo.

“Nesta primeira etapa dos pagamentos, cota única com desconto, o boleto só poderá ser emitido através do site da Sefaz ou nas Centrais Já! Nenhum documento será enviado pela secretaria até 31 de janeiro”, explica o superintendente especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

A partir de fevereiro, quando se iniciam os primeiros parcelamentos, é que as cobranças serão enviadas via Correios, de acordo com o calendário programado para cada final de placa. Nesta correspondência, o contribuinte poderá identificar as informações completas do veículo, além de a identificação visual da Secretaria da Fazenda e do código de barras.

Para quem desejar realizar o pagamento nesta primeira etapa, em cota única com desconto, pode emitir o boleto no site da Fazenda (sefaz.al.gov.br), no “Espaço do Contribuinte”, escolhendo a opção “IPVA” e, depois, “Emissão de Boletos”, informando o renavam e placa do veículo. A outra alternativa é se deslocar até alguma das Centrais Já! para emissão presencial.

Os contribuintes devem realizar o pagamento em cota única até o dia 31 de janeiro. Os parcelamentos terão início em fevereiro e segue o seguinte cronograma: as placas de finais 1 e 2 têm até 28 de fevereiro; placas de finais 3 e 4 até 31 de março; placas de finais 5 e 6 até 30 de abril; placas de finais 7 e 8 até 29 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 30 de junho.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *