AGUA 18/06
Home Geral Arapiraca EXPERIÊNCIA DA PREFEITURA DE ARAPIRACA RECEBE DESTAQUE DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

EXPERIÊNCIA DA PREFEITURA DE ARAPIRACA RECEBE DESTAQUE DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

EXPERIÊNCIA DA PREFEITURA DE ARAPIRACA RECEBE DESTAQUE DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA
0
0

A Prefeitura de Arapiraca tem experiência selecionada pelo Ministério da Cidadania, no Mapeamento de Boas Práticas em Ações Voltadas para a Melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa. O Município é o único de Alagoas na lista, divulgada na última semana pelo Governo Federal.

“Oficinas como instrumentos para tornar o Município de Arapiraca (AL) Amigo da Pessoa Idosa” foi a ação selecionada pelo Ministério da Cidadania para compor o mapeamento. Após às fases de inscrição e seleção, a próxima etapa é a visita de técnicos do Ministério à cidade. O trabalho ainda será registrado em publicação a ser distribuída para os estados, municípios e Distrito Federal, como fonte de inspiração.

(Foto: Genival Silva)

O prefeito Rogério Teófilo ressalta que as conquistas são respostas positivas e um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado no Município, através da criação e fortalecimento das estratégias voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas.

“Cada conquista representa um avanço, que teve início com a criação do Comitê Municipal da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, responsável pela elaboração e execução de ações, em parceria com diversas secretarias municipais, direcionadas à promoção do envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável da nossa população idosa, que merece envelhecer com respeito e a garantia dos seus direitos”, afirmou o prefeito.

Sobre o Comitê, Juliane Bispo, coordenadora de Saúde do Idoso, explica que há um trabalho multisetorial sendo desenvolvido, a partir da parceria entre as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, além de instituições. “No município, cerca de 10% da população é constituída por pessoas idosas. E para que se consiga efetivar às ações de políticas públicas, nós estamos realizando um diagnóstico desse público”, declarou.

 

Mapeamento

As inscrições de experiências em ações municipais ocorreram de 22 de dezembro de 2019 a 17 de janeiro de 2020. Nesse período, houve a inscrição de 485 experiências. Após análise para identificação das experiências válidas, o Mapeamento das Boas Práticas contabilizou 177 experiências de 124 municípios aderidos à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Todas as experiências foram apreciadas por um Comitê Avaliador composto por representantes dos ministérios parceiros da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa – Ministério da Cidadania; Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e Ministério da Saúde –, da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Assessoria

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *