Cria
Home Geral Arapiraca NOTAS TÉCNICAS ORIENTAM PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ATENDIMENTO A CASOS DE COVID-19

NOTAS TÉCNICAS ORIENTAM PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ATENDIMENTO A CASOS DE COVID-19

NOTAS TÉCNICAS ORIENTAM PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ATENDIMENTO A CASOS DE COVID-19
0
0

Diante do atual cenário de pandemia do Covid-19 faz-se necessário adotar uma série de medidas e orientações para a população e os profissionais de saúde que atuam nos serviços do Município, a fim de evitar a proliferação da doença. Para isso, a Prefeitura de Arapiraca torna públicas as notas técnicas e boletins, elaborados por equipes da Secretaria de Saúde.

Os boletins informam os dados oficiais do Município à população, em relação ao coronavírus. Já as notas técnicas, são repassadas aos profissionais de Saúde da Rede Municipal e também publicadas no site da Prefeitura.

Glifson Magalhães, secretário Municipal de Saúde, explica que a Gestão Municipal vem atuando em diversas frentes para organizar a rede de atendimento, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Para isso, entre as estratégias que visam um atendimento qualificado à população está a publicação de notas técnicas, que tem o objetivo de servir de parâmetro para condutas de atendimento no Município.

Entre as temáticas apresentadas nas notas já publicadas e compartilhadas, estão Orientações de biossegurança para profissionais da atenção primária diante da pandemia COVID-19; Indicação e dispensação do Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu) em Síndrome Gripal; Manejo do óbito de caso suspeito ou confirmado por COVID-19 em Serviço Hospitalar e Unidade Sentinela e a Implementação dos testes rápidos.

“A partir da socialização das informações de condutas adotadas pelo Município, que são baseadas no que preconiza o Ministério e a Organização Mundial de Saúde (OMS), fornecemos todas as informações atualizadas para servir de apoio aos nossos profissionais, principalmente os que estão na linha de frente no atendimento à população, encarando o desafio trabalhar com uma situação completamente nova, que é essa pandemia”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo, que ressalta a importância do trabalho sério que vem sendo realizado pelas equipes de saúde.

COVID-19

Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a OMS, a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

 

Assessoria

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *