AGUA 18/06
Home Geral Espaço Gospel Líderes evangélicos criticam ‘endeusamento’ da ciência na crise do coronavírus

Líderes evangélicos criticam ‘endeusamento’ da ciência na crise do coronavírus

Líderes evangélicos criticam ‘endeusamento’ da ciência na crise do coronavírus
0
0

  

Entidade que reúne líderes de diversas igrejas evangélicas pelo país, a Coalizão Pelo Evangelho publicou um manifesto em que critica o “endeusamento da ciência” no combate ao coronavírus, além de apontar a existência de uma crise de autoridade no país.

“Testemunhamos a triste politização e o endeusamento da ciência. Dentro da comunidade científica, que poderia e deveria se apresentar de forma mais objetiva, há conflitos de dados e interpretações sobre como tratar a pandemia”, afirma o texto, que tem o título “Pela Pacificação da Nação em Meio à Pandemia”.

Ele é assinado por 17 líderes evangélicos de várias partes do país, muitos dos quais representam diversas igrejas em seus estados.

O papel da ciência tem sido frequentemente invocado no debate sobre as estratégias para vencer a Covid-19, inclusive entrando no debate político.

O termo era mencionado frequentemente, por exemplo, pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ao defender a continuidade do isolamento social.

Outro que o repete a toda hora é o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para se contrapor ao presidente Jair Bolsonaro.

A carta dos pastores não entra no mérito da discussão sobre flexibilizar ou não a quarentena, mas traz um forte lamento sobre as consequências econômicas e sociais das atuais medidas em vigor.

“A estratégia de contenção de propagação do vírus impôs outro grande desafio, que são seus inevitáveis efeitos colaterais sociais, sendo o mais nítido a degradação da economia, que apenas começava a se recuperar após anos de estagnação”, afirma o texto.

Além disso, alerta a carta, há problemas de ordem social, moral e psicológica.

“Também se percebe um crescente comprometimento na saúde mental de muitos brasileiros, no aumento da violência doméstica, do consumo de pornografia e no de perversões, tais como a pedofilia virtual ou intrafamiliar”.

Entre os signatários, há representantes de entidades como a Convenção Batista Reformada do Brasil, o Seminário Martin Bucer, de São José dos Campos (SP), a Primeira Igreja Presbiteriana do Recife e a Visão Nacional para a Consciência Cristão, da Paraíba.

As lideranças pedem aos fiéis que sigam orando pelas autoridades federais, estaduais e municipais, e que haja cooperação entre todas as esferas de decisão, ao contrário do atual clima beligerante entre o presidente e governadores.

“Independente da posição política e ideológica de cada um, precisamos que haja um mínimo de entendimento e unidade para uma saída célere e eficaz da atual crise de saúde, econômica e política”, afirmam.

O manifesto conclama ainda que haja preces “por pacificação, pois o país precisa que o clima de conflito político e social chegue ao fim”.

“O ambiente político está contaminado por uma infindável luta ideológica e de poder que torna difícil para o brasileiro comum viver ‘vida tranquila e mansa’, em oração, como nos manda a Escritura”.

Também são lembrados no texto os profissionais da saúde, as forças de segurança e os trabalhadores brasileiros, sobretudo os desempregados.

Para os líderes evangélicos, um dos maiores desafios da atual crise é a infinidade de informações desencontradas que vêm sendo divulgadas, inclusive por meios de comunicação que estão fragilizados.

“Faz-se notória a confusão de informações e desinformações acerca de todos esses acontecimentos que nos afligem.

A mídia claramente não goza da credibilidade que outrora desfrutava”, afirmam.

 BNews

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *