AGUA 18/06
Home Geral Brasil Famílias mais pobres gastam 26% da renda com comida, diz estudo

Famílias mais pobres gastam 26% da renda com comida, diz estudo

Famílias mais pobres gastam 26% da renda com comida, diz estudo
0
0

No caso dos mais ricos, valor usado com alimentação representa apenas 5% de seus rendimentos

As famílias mais pobres do Brasil, com renda de até dois salários mínimos, usam, em média, 26% do que ganham para comprar comida. Já as mais ricas, que recebem acima de 25 mínimos, usam na sua alimentação apenas 5% de seu orçamento.

O dado consta do Estudo sobre a Cadeia de Alimentos, feito pelo economista Walter Belik. Para a pesquisa, Belik se baseou em dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017-18), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele cruzou os dados com outras fontes, como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estudo mostrou que o valor médio gasto com alimentação por essas famílias mais ricas, que representam 2,7% da população, é 165,5% maior do que a renda total das mais pobres, que são 24% dos brasileiros. Para chegar a esse valor, Belik calculou que cada família tinha, em média, três pessoas. Nas mais pobres, o valor mensal destinado à alimentação ficou em R$ 120,86. Já nas famílias acima de 25 salários mínimos, para cada pessoa são gastos R$ 671,45 por mês.

Essa desigualdade se dá especialmente pelo gasto com alimentação fora de casa. Entre as famílias mais ricas, metade dos gastos com alimentação vai para pagar a conta em restaurantes e lanchonetes. Já entre as famílias mais pobres, o gasto com refeições e lanches fora de casa equivale a 20% do gasto total com alimentação. Quanto maior a renda, come-se mais fora de casa.

REVISTAFORUM

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *