Home Geral Mundo China hasteia sua bandeira na Lua ao completar sua primeira missão no satélite

China hasteia sua bandeira na Lua ao completar sua primeira missão no satélite

China hasteia sua bandeira na Lua ao completar sua primeira missão no satélite
0
0

Sonda Chang’E-5 deu ao país asiático a honra de ser o terceiro do mundo (e o segundo comunista) a realizar uma missão bem sucedida na Lua

Esta semana que já começou com jeito de façanha para os chineses, graças ao pouso da sonda Chang’E-5 na Lua, terminou nesta sexta-feira (4) com ares mais cerimoniais: ao concluiu sua missão, a sonda hasteou a uma pequena bandeira da China, de 200 centímetros de largura e 90 de altura, antes de partir de volta à Terra.

Com isso, a China passou a ser o terceiro país do mundo a completar uma missão bem sucedida na Lua. Antes disso, apenas a União Soviética e Estados Unidos realizaram feitos semelhantes, nos Anos 60 e 70, durante a chamada Corrida Espacial, um dos marcos da Guerra Fria – os soviéticos foram os primeiros a pousar uma sonda na Lua e fazer uma transmissão direta, em 1966, mas os estadunidenses responderiam com a primeira missão tripulada ao satélite, em 1969.

Portanto, a China também é o segundo país comunista a realizar tal façanha, entre os três que já conseguiram.

Segundo a agência chinesa de notícias Xinhua, a missão da Chang’E-5 incluiu transmitir dados geológicos e recolher amostras do solo lunar, que estão sendo trazidas de volta à Terra.

A CNSA (sigla do Departamento Espacial Nacional da China) informou que a missão da Chang’E-5 conclui a terceira fase do Programa de Exploração Lunar da China. A quarta fase consiste no envio de uma missão tripulada, que está prevista para ser lançada em 2024.

REVISTA FORUM

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *