Fiscais do IBAMA e IMA apreendem 1 mil tonelada de espécies que estão no periodo do defeso em Alagoas PERÍODO DE DEFESO EM ALAGOAS
Mais mil toneladas (exatamente 1.039 kg) de caranguejos que estão em período de defeso foram apreendidos durante ação de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama)
Os animais foram apreendidos em estabelecimentos comerciais. Os animais não poderiam ser comercializados, uma vez que estão em fase reprodutiva. A apreensão ocorreu durante a Operação Panulirus.
Segundo os órgãos de defesa ambiental, as ações tem o objetivo de fiscalizar e monitorar a comercialização das espécies que estão em período de defeso no litoral sul e norte de Alagoas.
Na primeira etapa da Operação, 11 multas e apreensões foram efetuadas, duas foram pelo flagrante de um casal de aves silvestres mantidos em cativeiro, o que totalizou R$ 91.080,00.
Os animais apreendidos foram doados para instituições de caridade. “Pedimos para que tanto o consumidor final quanto os estabelecimentos que comercializam esses animais se atentem e respeitem o período de defeso, para não infringir a legislação e para que os estoques pesqueiros dessas espécies sejam assegurados”, reforça Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do IMA.
Espécies e datas do Período de Defeso:
Camarão rosa, sete-barbas e branco – 1º de dezembro a 15 de maio
Caranguejo uçá – 1º de dezembro a 31 de maio
Caranguejo guaiamum – 1º de dezembro a 31 de março
Lagosta vermelha e verde – 1º de dezembro a 31 de maio
Pargo – 15 de dezembro a 30 de abril