Cria
Home Geral Saúde EXPANSÃO Governador autoriza, nesta quarta-feira (30), a construção do Hospital do Coração

EXPANSÃO Governador autoriza, nesta quarta-feira (30), a construção do Hospital do Coração

EXPANSÃO Governador autoriza, nesta quarta-feira (30), a construção do Hospital do Coração
0
0

Ordem de serviço será assinada às 10h no terreno ao lado do Hospital Metropolitano, no Tabuleiro, onde será erguida a nova unidade de saúde

Alagoas terá, pela primeira vez na história, uma unidade de saúde exclusivamente voltada para a assistência a pacientes com problemas cardíacos. Nesta quarta-feira (30), às 10h, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assinam a ordem de serviço para a construção do Hospital do Coração, em terreno ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), na Avenida Menino Marcelo. Com investimento de R$ 48,6 milhões do Governo de Alagoas, o prédio também abrigará o novo Hemocentro do Estado.

Com a construção do Hospital do Coração, o Governo vai estruturar o serviço cardiológico e de hemodinâmica, que hoje funciona no Hospital Geral do Estado (HGE). Além de ajudar a desafogar o HGE, o novo hospital oferecerá estrutura ambulatorial e de cirurgia cardiopediátrica para a Casa do Coraçãozinho.

De acordo com o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, o investimento do Estado vai modernizar a assistência cardiológica, hemoterápica e hematológica em Alagoas. “Após a inauguração deste novo complexo, Alagoas vai deixar de ser o único Estado brasileiro que não possui uma unidade cardiológica própria e vamos assegurar que pacientes com dor torácica, arritmias, insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio, além de bebês que necessitam de cirurgias cardiológicas, tenham uma unidade especializada à disposição”, explicou Ayres.

“Quanto ao hemocentro, vamos garantir um equipamento de saúde moderno e com maior capacidade para receber mais doadores e assistir mais pacientes com patologias do sangue”, destacou o secretário.

Estrutura – O prédio de quatro pavimentos vai ser construído em uma área de 60 mil m². A unidade, com moderno projeto arquitetônico, será interligada ao Hospital Metropolitano. No pavimento térreo, ficarão localizados os setores de radiologia e o ciclo do sangue, que compreende a recepção do doar, consultórios de triagem hemoterápica, sala de coleta, sala do Serviço Social e setor de dispensação do sangue e hemocomponentes.

Além da área de processamento de sangue e dos laboratórios de hematologia, o segundo pavimento terá ligação ao bloco administrativo do Hospital Metropolitano e vai sediar o Centro Cirúrgico e a Hemodinâmica, com ligação direta ao setor de Transplantes e à sala de Cirurgia Híbrida, que vai contar com equipamentos de alta complexidade para integração de imagens, como tomógrafo e ultrassonografia.

Já no terceiro andar, ficarão localizados os ambulatórios, o setor de registros gráficos, as enfermarias para internações e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E no quarto e último pavimento, estarão situadas as áreas administrativas do novo Hemocentro e do Hospital do Coração, além de uma biblioteca setorial e o centro de estudos.

SERVIÇO

O quê: Assinatura da ordem de serviço do Hospital do Coração e novo Hemocentro
Quando: Quarta-feira (30/12)
Horário: 10h
Local: Avenida Menino Marcelo – terreno ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA)

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *