AGUA 18/06
Home Geral Justiça Brasileiro adotado por francesa conta sua história para o Podcast do TJAL

Brasileiro adotado por francesa conta sua história para o Podcast do TJAL

Brasileiro adotado por francesa conta sua história para o Podcast do TJAL
0
0

 

Ricardo Marcos morou na França, no Brasil e hoje reside em Barcelona, na Espanha, com a mãe Camille Hélene

Adotado com quase cinco anos de idade em setembro de 2005, Ricardo Marcos Lechable Espagne contou, ao repórter Luiz Pompe, do Podcast do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), como construiu a relação de filho e mãe com a francesa Camille Hélene Marie Espagne Lechable. Após a adoção, a família se mudou para a França, voltou para o Brasil, onde residiu por alguns no Rio de Janeiro, e atualmente está morando em Barcelona, na Espanha.

Camille Hélene contou que escolher uma criança mais velha tem a vantagem de sentir que ela pode expressar seu desejo de ser adotado ou não. “Acredito muito que a idade do filho não deve ser uma barreira, porque com certa idade ele já vai saber e participar de tudo que está acontecendo. Ele pode decidir se sim ou se não quer ser adotado. Quando o filho participa do procedimento da adoção, pode ser uma coisa muito boa. O mais importante é o que vai passar nos corações”, revelou a mãe.

Ricardo Marcos morou nas ruas até os dois anos de idade, quando foi encaminhado para um abrigo. “Eu tive problema de comportamento na minha infância porque morei na rua, então foi um pouco difícil, mas depois fiquei com confiança. Nossa relação sempre foi ótima porque minha mãe sempre esteve aqui para me ajudar e me apoiar em tudo”, contou.

Para Ricardo Marcos, a caminhada juntos trouxe o sentimento de gratidão e muitas felicidades. Foto: Arquivo Pessoal

Para concretizar a adoção, Camille Hélene precisou se submeter as exigências legais de documentação e passar pelo estágio de convivência. Ao todo foi um ano na França e outro ano no Brasil para o processo de adoção ser finalizado. A princípio, Ricardo aparentava ter medo de ser adotado porque já estava acostumado a conviver com as outras crianças do abrigo, contou Camille Hélene. A criança estava em uma zona de conforto e a confiança do filho foi sendo conquistada durante o período de convivência no Brasil.

“Eu agradeço muito ter tido uma mãe como essa, a gente construiu uma caminhada juntos e hoje a única coisa é agradecer e ser feliz. O passado é passado e a gente tem que deixar sempre para trás. Agora eu tenho mais confiança em mim”, declarou Ricardo Marcos, hoje com 20 anos de idade.

Camille Hélene, como toda mãe orgulhosa, destacou que Ricardo não teve dificuldades para se adaptar a vida na Europa e que chegou a falar o idioma francês após quatro meses na escola. “O importante é que ele está muito bem e temos uma grande cumplicidade”, disse.

Para ter mais detalhes dessa história emocionante, aperte o play e escute a reportagem de Luiz Pompe.

Assessoria TJ.AL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *