Com 45%, Lula consolida liderança e venceria Bolsonaro, diz Exame/Ideia
Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 23 de abril, Lula cresceu cinco pontos porcentuais, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto negativo
Pesquisa Ideia contratada pela revista Exame divulgada nesta sexta-feira (21) confirma que Lula consolidou a liderança nas pesquisas de intenção de voto para 2022 e venceria Jair Bolsonaro (Sem partido) por 45% a 37% em eventual segundo turno se as eleições presidenciais fossem hoje.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 23 de abril, Lula cresceu cinco pontos porcentuais, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto negativo.
Em janeiro, antes de retomar os direitos políticos, Lula somava 28% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro liderava com 45%. A situação se inverteu um mês depois do petista retomar seus direitos políticos.
“O grande destaque é que a gente percebe a irritação da classe média com o governo Bolsonaro. Ele perdeu popularidade nas classes A e B, com reflexo nas intenções de voto. Com isso, fica sempre a lição quando se trata de intenção de voto: quem está em reeleição segue como protagonista, mas a variável principal para uma queda ou uma retomada de preferência é a popularidade do presidente”, avalia Mauricio Moura, fundador do Ideia, que realizou a pesquisa.
revistaforum