Cria
Home Geral Polícia ALAGOAS LIDERA RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS DADOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS

ALAGOAS LIDERA RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS DADOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS

ALAGOAS LIDERA RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS DADOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS
0
0

 

Por mais um ano consecutivo, Alagoas lidera o ranking dos estados com melhor qualidade de dados de Segurança Pública do país, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, publicado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Nacional de Segurança Pública. A publicação anual traz dados de todas as unidades da Federação relativos a mortes violentas e também agrupa os estados conforme a qualidade de suas informações estatísticas, fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública e/ou Defesa Social. Alagoas ficou em 1º lugar com nota final de 91,34.

O ranking leva em consideração cinco eixos estratégicos: conceito, informações registradas, informações perdidas, convergência e transparência. Alagoas obteve a maior nota no somatório de pontos entre os estados, sendo 100 a nota máxima. Dos 10 estados que ocuparam as primeiras colocações no ranking, seis são da região Nordeste: Alagoas (1°), Piauí (2°), Pernambuco (3°), Sergipe (4°), Paraíba (8°) e Ceará (9°). Apareceram ainda no ranking o estado do Pará, Paraná, Espírito Santo e o Distrito Federal.

O gerenciamento e a computação dos dados de Alagoas são realizados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Segurança Pública, que tem se destacado a cada ano como a melhor estatística do país pelo cuidado e qualidade nas informações apresentadas. É a partir desses dados que a SSP e os órgãos vinculados podem traçar estratégias e ações voltadas para a segurança pública, tendo como base os principais indicadores de criminalidade.

O Neac cataloga diariamente as informações sobre crimes, analisa e gera os indicadores criminais, por meio da unificação e cruzamento dos dados fornecidos pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Oficial, além do Hospital Geral do Estado e até veículos de comunicação.

O secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, destacou a relevância desse reconhecimento, que comprova a seriedade com que o combate ao crime acontece em Alagoas: “O NEAC é fundamental nas estratégias de enfrentamento à violência em Alagoas. Parabenizo a todos os profissionais que atuam neste importante setor da SSP, que garante que possamos avançar cada vez mais na proteção da sociedade alagoana com informações e dados confiáveis”, afirmou.

Nos últimos sete anos, Alagoas tem vivenciado uma transformação histórica em Segurança Pública jamais documentada em governos anteriores. Com o compromisso do Governo do Estado em investir em infraestrutura, realização de concursos públicos, novos equipamentos e veículos, implantação dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), além da criação de programas com o Força Tarefa, Ronda no Bairro e Patrulha Maria da Penha, o estado tem alcançado índices memoráveis como o de um dos estados mais reduz violência em todo o país.

Histórico de premiações – Ao longo dos últimos anos, o NEAC é reconhecido nacionalmente no Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública pela qualidade no tratamento e análise de dados criminais.

Antes, na divulgação do Atlas da Violência em 2017, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também havia qualificado o Estado de Alagoas como o mais transparente na divulgação de dados sobre Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) no quesito Mortes por Causa Indeterminada.

Na pesquisa sobre dados de violência em 2015, Alagoas foi o Estado que mais esclareceu e registrou as causas de mortes ocorridas, restando apenas um percentual de 0,4% desses crimes a serem esclarecidos. Foi a menor taxa entre os Estados e o Distrito Federal.

 

alagoas.al.gov.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *