Cria
Home Destaque IMA PROMOVE CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO PARA FILHOTES RECEBIDOS PELO CETAS

IMA PROMOVE CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO PARA FILHOTES RECEBIDOS PELO CETAS

IMA PROMOVE CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO PARA FILHOTES RECEBIDOS PELO CETAS
0
0

Animais precisam de cuidados especiais por período mais prolongado até o retorno à natureza

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebe cerca de 500 animais por mês, sendo alguns filhotes órfãos, vítimas do tráfico e outros crimes. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está promovendo uma campanha de doação de materiais para esses bichos que necessitam de cuidados especiais.

A população pode colaborar com a doação de bichos de pelúcia; lençóis, toalhas de banho e paninhos; lonas; bolsa térmica; leite de cabra, de vaca ou de soja (da marca Soya); mamadeiras para filhotes (encontra em petshops) e jornal impresso.

Alguns desses itens têm uso exclusivo para filhotes, a exemplo do bicho de pelúcia. Ele desempenha o papel de mãe, explica Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas. “É como se fosse a mãe dos filhotes, pois eles ficam agarrados quando novinhos. Então o bicho de pelúcia, peludinho, ajuda no desenvolvimento dos pequenos órfãos”, afirma.

A veterinária também estima que o Cetas recebe cerca de três filhotes por mês, pouco perto da média de 500 animais, mas geralmente são mamíferos que precisam de cuidados especiais por um período mais longo.

“Os mamíferos filhotes são mais dependentes, em comparação a répteis, por exemplo. Eles são indefesos e têm um desenvolvimento mais demorado”, detalha Ana Cecília. “No caso de algumas espécies, precisamos ter um cuidado distante, sem muito contato, para não deixar dócil e acostumado com a presença humana. O animal precisa desenvolver o instinto selvagem para possibilitar sua soltura à natureza”, conclui.

As doações ao Cetas podem ser entregues nas sedes do IMA e do Ibama nos seguintes endereços:

IMA 
Avenida Fernandes Lima, nº 679, Farol (Shopping Cidade, 2º andar), Maceió/AL.
Horário: 8h às 14h.

Ibama 
Avenida Fernandes Lima, nº 4.023, Farol, Maceió/AL.
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h.

SECOM GOVERNO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *