Cria
Home Destaque Biden derruba sigilo em documentos sobre invasão do Capitólio

Biden derruba sigilo em documentos sobre invasão do Capitólio

Biden derruba sigilo em documentos sobre invasão do Capitólio
0
0

Além disso, o presidente estadunidense determinou que o Arquivo Nacional forneça os documentos para o comitê na Câmara 30 dias após notificar Trump

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, derrubou o status de “secreto” aos documentos que versam sobre a invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro desse ano.

Segundo informações da CNN Brasil, a advogada da Casa Branca Dana Remus informou ao Arquivista Nacional David Ferriero nesta segunda-feira (25) de que o presidente Biden não reivindicaria privilégio sobre materiais adicionais que Trump pediu para que permanecessem secretos por privilégio executivo.

Tal status em documentos dá ao presidente dos EUA o poder de manter comunicações confidenciais sob sigilo.

O ex-presidente Trump já havia tentado impedir que o Arquivo Nacional, que controla tais documentos, de fornecer ao Congresso os documentos sobre a invasão do Capitólio.

O Arquivo Nacional deve entregar os documentos à Câmara no dia 12 de novembro. Isso só pode ser alterado se Trump obter uma ordem judicial.

Porém, especialistas ouvidos pela CNN dos EUA afirmam que o presidente em exercício tem a palavra final sobre os documentos e que muito dificilmente a decisão de Biden será revertida.

Com informações da CNN Brasil

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *