AGUA 18/06
Home Destaque ESTADO LAICO Lei municipal que obriga leitura da bíblia nas escolas é inconstitucional

ESTADO LAICO Lei municipal que obriga leitura da bíblia nas escolas é inconstitucional

ESTADO LAICO Lei municipal que obriga leitura da bíblia nas escolas é inconstitucional
0
0

A obrigatoriedade da leitura bíblica em escolas viola a laicidade do Estado e a liberdade religiosa. Com esse entendimento, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba anulou lei do município de Campina Grande que propõe a leitura nas escolas públicas e privadas da cidade.

TJ-PB considerou que lei do município de Campina Grande é inconstitucional

Conforme o texto da legislação, “fica denominada a leitura bíblica nas escolas públicas e privadas do município de Campina Grande, onde visa ao conhecimento cultural, geográfico e científico, fatos históricos bíblicos”.

A relatora, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, destacou tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal de que o ensino religioso nas escolas públicas e privadas pode ser confessional, desde que a matrícula seja facultativa.

O ensino religioso, segundo Maranhão, “deve contemplar crenças diversas, seguindo as diretrizes fixadas pelo Ministério da Educação”. Ela considerou que “obrigar-se a leitura de escrituras sagradas de determinadas religiões, sem contemplar as demais, distancia o Estado do seu dever de assegurar o respeito à diversidade religiosa e à pluralidade confessional”.

A desembargadora ainda destacou que a “norma combatida privilegia uma única doutrina religiosa no currículo escolar, ofendendo a liberdade acadêmica, a gestão democrática do ensino, a liberdade de aprendizado, do ensino, da pesquisa e da divulgação do pensamento, da arte e do saber, bem ainda o pluralismo de ideias”.

Clique aqui para ler a decisão
0805997-05.2021.8.15.0000

Conjur

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *