Vereador Fabio Costa propõe homenagem ao jornalista Fernando Valões, na Câmara de Maceió

Com quase cinco décadas de jornalismo e radialismo, Valões tornou-se símbolo vivo da comunicação em Alagoas
O vereador Fabio Costa (PP) apresentou, na Câmara Municipal de Maceió, uma proposta para conceder a Comenda Senador Arnon de Mello ao jornalista, radialista e escritor Fernando Valões.
Diante dos inúmeros serviços prestados por Valões através da comunicação em Alagoas, ao longo de quase cinco décadas, o vereador defende o reconhecimento e valorização do profissional com esta homenagem oficial.
A proposta foi protocolada recentemente e ainda será avaliada pelos vereadores. Se aprovada, a entrega da comenda será feita em solenidade, com a presença do homenageado em data e local a serem definidos.
A Comenda Senador Arnon de Mello foi instituída pela Resolução n. 582, de 03 de dezembro de 1997 e é outorgada, quando decidida pela maioria do Plenário da Câmara Municipal de Maceió, a personalidades da área de comunicação – jornalistas, radialistas, redatores, apresentadores e escritores, além de entidades e instituições que tenham se destacado nesse segmento.
BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO
Aldir Fernando Pereira Valões Rocha é conhecido no mercado por Fernando Valões. Nascido em Maceió/AL, no dia 03 de outubro de 1958, reside atualmente em Santana do Ipanema/AL. Estudou no Colégio Sagrada Família, no bairro Prado e na Escola Estadual Maria José Loureiro, no CEPA. Cursou História na FUNESA e tem graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Cruzeiro do Sul, com especialização em Sociologia. É casado e tem sete filhos.
Sua trajetória na comunicação foi iniciada em 1975, na TV Gazeta de Alagoas, nas funções de operador de videotape, editor de vídeo e coordenador de produção. Trabalhou na programação da TV Gazeta do Espírito Santo e na TV Globo do Rio. Produziu uma série de documentários pela Fundação Teatro Deodoro e chegou à coordenação de programação da TV Alagoas.
Comandou, durante 30 anos, a Valões Empreendimentos e Publicidade Ltda, nas funções de repórter cinematográfico, editor e diretor-presidente da empresa, gerenciando uma equipe com 30 profissionais de televisão, produzindo mais de duas mil reportagens nos 102 municípios de Alagoas.
Foi fundador e diretor das rádios Santana FM e Cidade FM, e apresentador de programas jornalísticos na Rádio Correio do Sertão, Rádio Novo Nordeste, Rádio Gazeta AM de Maceió. Produziu o Programa Alagoas Terra da Gente, apresentado na TV Gazeta de Alagoas, de 1990 a 1996.
Criou a ONG Arte Cultura e Meio Ambiente – ONG ACEMA, em 1998, a Rádio Cidade Santana do Ipanema, em 2000, tendo conquistado, conquistando vários prêmios.