Laparocele: entenda a hérnia no intestino que é a causa da cirurgia do Papa
0
0

Última cirurgia no intestino do pontífice foi em julho de 2021 quando ele teve uma diverticulite e teve que retirar parte do órgão. Papa Francisco durante entrevista exclusiva para a Associated Press de dentro do Vaticano em 24 de janeiro de 2023
Andrew Medichini/AP
O Papa Francisco, de 86 anos, passará por uma nova cirurgia no intestino grosso na tarde desta quarta-feira (7), no hospital Gemelli, em Roma, informou o Vaticano em um comunicado. Segundo o Vaticano, a expectativa é que o pontífice fique internado por alguns dias.
A cirurgia será para a reparação de uma laparocele, um tipo de hérnia que se forma sob uma cicatriz na região intestinal.
Os fatores que podem favorecer o aparecimento da hérnia incisional (laparocele) são: idade avançada, sobrepeso, obesidade, infecção prévia da ferida operatória, além do tipo e da extensão da incisão cirúrgica realizada. A hérnia incisional é mais comum quando as incisões são maiores, como o caso do pontífice.
Segundo o centro de pesquisas “Humanitas”, em cerca de 10% das incisões cirúrgicas feitas no abdome, de fato, com o tempo pode haver uma falha da parede músculo-fascial por onde emerge o peritônio, um tecido fino dobrado sobre si mesmo que separa os órgãos internos da parede. Esta condição se manifesta com um inchaço bem característico.
Em julho de 2021 o Papa Francisco passou por uma cirurgia para controlar uma diverticulite. Na ocasião, ele teve que retirar parte do intestino.
A laparocele acontece em casos em que a ferida criada pela cirurgia não fechou perfeitamente e com o tempo abriu-se uma “brecha” de onde emerge o peritônio e, posteriormente, a hérnia.