AGUA 18/06
Home Destaque Em Paris, Lula participa de cúpula que discute novo pacto financeiro global

Em Paris, Lula participa de cúpula que discute novo pacto financeiro global

Em Paris, Lula participa de cúpula que discute novo pacto financeiro global
0
0

Lula terá reunião separadas com os presidentes Emmanuel Macron (França) e Sassou-Nguesso (República do Congo). À noite, o presidente jantará com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Em Paris, Lula participa de cúpula que discute novo pacto financeiro global
Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou participação de uma cúpula organizada pelo governo francês para discutir um novo pacto financeiro global. O primeiro compromisso em Paris nesta sexta-feira (23) começou por volta de 4h40.
A agenda ainda prevê reuniões separadas com lideranças políticas no seu último dia na Europa — antes da França, Lula esteve em Roma e no Vaticano.
Veja alguns dos principais eventos do dia (no horário de Brasília, 5h a menos que o de Paris):
4h40: diálogo de Alto Nível da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global
7h: encontro com o presidente de honra da France Insoumise na Assembleia Nacional da República Francesa, Jean-Luc Mélenchon
8h30: almoço de trabalho com o presidente da França, Emmanuel Macron
11h30: encontro com a Prefeita de Paris, Anne Hidalgo
12h30: encontro com o presidente da República do Congo, Denis Sassou-Nguesso
15h30: jantar oferecido pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud
O presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro no Palácio do Eliseu, em Paris.
Ricardo Stuckert/Planalto
Cúpula
A cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global reúne lideranças políticas e de organismos internacionais a fim de repensar o sistema financeiro a fim de buscar formas de reduzir desigualdades, combater a mudança do clima e preservar o meio-ambiente.
Lula deve discursar durante o evento, que tem o presidente da França, Emmanuel Macron, como anfitrião. Os dois chefes de Estado terão um almoço de trabalho após a cúpula.
Lula pretende tratar com Macron de temas como o combate ao desmatamento, a guerra entre Ucrânia e Rússia e divergências que impedem a entrada em vigor do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
No último compromisso do dia, Lula será homenageado em um jantar oferecido pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.
Importante produtor de petróleo, a Arábia Saudita manteve boa relação com a gestão de Jair Bolsonaro.
O país árabe, inclusive, presenteou a então primeira-dama Michelle Bolsonaro com joias, avaliadas em R$ 5,1 milhões, que foram apreendidas após um assessor do ex-ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) tentou entrar com os itens de luxo no Brasil, no Aeroporto de Guarulhos, sem declará-los à Receita, o que é ilegal.
‘Dívida histórica ‘
Lula chegou a Paris na quinta-feira (22), após dois dias de agendas em Roma e no Vaticano, onde encontrou o Papa Francisco e os principais líderes políticos da Itália.
Em Paris, Lula participou do evento “Power Our Planet”, no Campo de Marte, e destacou a importância de preservar a floresta amazônica.
O presidente afirmou que os países que fizeram a revolução industrial, grandes potências da Europa, têm uma “dívida histórica”, já que poluíram o planeta.
Para Lula, cabe a esses países financiarem ações de preservação ambiental em nações em desenvolvimento, a exemplo do Brasil.
Presidente Lula discursa no evento ‘Power Our Planet’, em Paris
TV Brasil/Reprodução

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *