AGRESTE:Criança de 4 anos morre com suspeita de meningite meningocócica em Arapiraca
Ainda segundo a nota, o quadro clínico da criança piorou e ela apresentou crise convulsiva e entrou em óbito cerca de 4h depois de entrar na unidade de saúde.
Uma criança de quatro anos morreu em Arapiraca, Agreste alagoano, com suspeita de meningite meningocócica. A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde municipal nesta segunda-feira (21).
Em nota, a Prefeitura de Arapiraca informou que o a criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, no bairro Itapoã, no domingo (20), com febre, vômito, diarreia e dor abdominal. Ainda segundo a nota, o quadro clínico da criança piorou e ela apresentou crise convulsiva e entrou em óbito cerca de 4h depois de entrar na unidade de saúde.
A Secretaria de Saúde de Arapiraca ressaltou que se trata de um caso suspeito, mas que todas as medidas cabíveis junto à Secretaria Municipal de Educação já foram tomadas, quanto a realização dos protocolos e assistência.
A causa da morte da criança deve ser revelada após exames.
Leia a nota da Secretaria de Saúde de Arapiraca, na íntegra, abaixo:
“A Secretaria de Saúde de Arapiraca comunica o óbito de uma criança de 4 anos de idade, sendo considerado um caso suspeito de doença meningocócica.
A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, neste domingo (20), com febre, vômitos, diarréia e dor abdominal, evoluindo com crise convulsiva e óbito em cerca de 4 horas.
Tendo conhecimento de que se trata de um caso suspeito, o órgão reforça que já foram tomadas todas as medidas cabíveis em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A secretaria informa que a Rede de Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência do município também receberam as devidas orientações para prestar assistência seguindo o protocolo.”
Sobre a meningite meningocócica
A meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus e bactérias ou, de forma menos comum, por fungos, parasitas, medicamentos e tumores. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária.
A transmissão da doença meningocócica é feita por gotículas ou secreções do nariz e gargantas de pessoas contaminadas pela bactéria, ou seja, são necessários contato e convívio no mesmo ambiente. Algumas pessoas podem apresentar e transmitir a bactéria sem estar doentes.
A pessoa infectada apresenta os seguintes sintomas e sinais:
febre;
rigidez na nuca;
dor de cabeça;
mal-estar;
náusea e vômito;
confusão mental;
sensibilidade à luz;
dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga;
manchas vermelhas na pele, parecidas com picadas;
respiração rápida;
calafrios.
Fonte: Cada Minuto.