SAÚDE Vírus B: homem é mordido por macaco e contrai doença rara em Hong Kong
Homem está na UTI; autoridades pedem calma e alertam para cuidados
Um homem de 36 anos está internado em estado grave após ser mordido por um macaco em Hong Kong e ser diagnosticado com o chamado vírus B.
Esse é o primeiro caso de infecção por vírus B em Hong Kong, segundo o Centro de Proteção à Saúde da região. De acordo com o governo da província, o homem tem bom histórico de saúde e está internado desde o dia 21 de março.
Não existem casos de transmissão de vírus B de humano para humano, portanto, não existe risco de epidemia. porém, o surgimento da transmissão de animais para humanos preocupa autoridades de saúde locais.
O governo de Hong Kong tem reforçado para cidadãos e turistas o alerta para se distanciar de macacos e evitar alimentar os animais, que vivem em diversas áreas de floresta da metrópole.
No Brasil, existem raríssimos casos de vírus B diagnosticados em primatas e nenhum histórico de caso de transmissão para humanos.
O que é vírus B?
O vírus B, também conhecido como Cercopithecine Herpesvirus-1 ou B-Virus, é um membro do grupo de vírus do herpes que ocorre naturalmente em diversos tipos de macaco na Eurásia.
Em macacos, o vírus normalmente produz doença leve ou permanece assintomático, mas pode causar doenças graves em humanos se transmitido através da exposição à saliva, secreções ou tecidos contaminados de macacos, principalmente através de mordidas, arranhões ou respingos.
O vírus pode sobreviver por horas em superfícies, especialmente quando úmidas, e pode ser encontrado na saliva, nas fezes, na urina de macacos ou no tecido do cérebro ou da medula espinhal, bem como em células de macacos infectados em laboratório.
Revista Forum