6 sinais e alertas que o seu celular dá e você precisa ficar atento

Caso medidas não sejam tomadas, o celular pode ser alvo de consequências mais graves, como corrupção de dados e danos irreparáveis, que acabam inutilizando o modelo.
Sempre é bom ficar atento a certos alertas que o seu celular dá. Quando um smartphone começa a apresentar sinais de mau funcionamento, há uma variedade de sintomas que podem indicar problemas potenciais. São comuns situações específicas, como superaquecimento do modelo, alertas de segurança, bateria acabando rápido, travamentos frequentes, maior lentidão no processamento, celular reiniciando aleatoriamente, entre outras. Estes são alguns dos sinais e alertas que o seu celular dá e você precisa ficar atento.
Caso medidas não sejam tomadas diante destes sinais, o celular pode passar por problemas mais graves, como corrupção de dados, que pode levar à perda de dados importantes, como fotos, vídeos, contatos e outros arquivos pessoais. Além disso, também são possíveis eventuais danos irreparáveis, que podem resultar na inutilização do smartphone. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com os sinais e alertas que o seu celular dá e você precisa ficar atento.
1. Celular esquentando muito
Se o seu celular está apresentando temperatura maior que o normal, componentes internos como processador, bateria e outros circuitos eletrônicos podem estar em risco, uma vez que todos estes são sensíveis ao calor excessivo. Isto pode resultar em danos permanentes a estas peças, o que pode fazer seu smartphone apresentar mau funcionamento ou até falha completa de sistema.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/A/x/D7SU9STtGBRuDbv4cgkA/maxresdefault.jpg)
Existem várias razões que podem esquentar um dispositivo para uma temperatura fora do comum. Para tentar conter este problema, verifique se você está sobrecarregando o seu modelo, abrindo vários aplicativos ao mesmo tempo, por exemplo. Tarefas exigentes, como rodar jogos em 3D ou execução de plataformas de streaming por longos períodos de tempo, também pode superaquecer o celular. Além disso, verifique se o aumento de temperatura anormal ocorre no momento em que o modelo está carregando. Caso se confirme, isto pode ser um indicativo de que a bateria está com defeito. Nesta situação, procure uma assistência técnica, para ser orientado por um profissional.
2. Alertas de segurança
Os alertas de segurança de um celular podem indicar uma série de problemas relacionados à segurança do dispositivo. Além disso, podem mostrar ameaças aos dados armazenados no smartphone e até mesmo à segurança do usuário. Se o seu modelo já apresentou algum aviso deste tipo, isto pode significar que alguém está tentando acessar seus dados pessoais no smartphone. Existe também a possibilidade de o sistema de segurança do celular detectar a presença de um malware, como vírus ou spyware (ou cavalos de Troia, popularmente conhecidos). Ainda é possível que a conexão Bluetooth ou Wi-Fi que você está tentando realizar não seja segura.
Como os alertas de segurança podem tratar de ameaças diferentes, a primeira coisa que você tem que fazer é ler o aviso atentamente, para entender qual é a natureza da ameaça ou problema detectado pelo seu celular. Isto pode ajudá-lo a determinar quais medidas executar em seguida. Muitos alertas de segurança fornecem instruções sobre as medidas que você pode tomar para resolver o problema, ou proteger seu dispositivo. Siga estas instruções cuidadosamente para prevenir danos futuros.
3. Bateria viciada
Uma bateria viciada de um celular pode significar que a capacidade de retenção de carga do smartphone foi comprometida. Isto pode ocorrer devido a hábitos inadequados do usuário durante o carregamento ou ao uso constante durante um longo período de tempo. Como resultado da redução da capacidade de retenção de energia, a duração da bateria do modelo pode ser significativamente reduzida, exigindo recargas mais frequentes ao longo do dia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/0/c/FFmXRtSxSMvtkPeE5qwA/cima-de-maos-carregar-telefone-movel.jpg)
Nos dias de hoje, a bateria da maioria dos dispositivos atuais não sofre danos caso eles passem um tempo maior do que o necessário ligados à corrente elétrica. Isto acontecia com frequência com celulares antigos, que usavam baterias feitas de níquel — em vez de lítio, comumente utilizado atualmente. Contudo, mesmo as baterias de lítio possuem um número determinado para os ciclos de carga. Isto significa que, com o passar do tempo, elas também perdem parte da capacidade de recarga. Diante deste cenário, a alternativa para resolver o problema é a troca do componente.
4. Travamentos frequentes e lentidão
Se o seu smartphone começou a travar frequentemente ou está mais lento, estes sinais podem ser sintomas de possíveis problemas. Por exemplo, se o celular tiver pouca memória RAM disponível, pode acabar ficando lento e apresentar travamentos, especialmente se muitos aplicativos estão sendo executados em segundo plano. O problema também pode estar relacionado ao armazenamento interno do celular, que, quanto mais perto do limite, mais colabora para travamentos. Isto pode fazer com que o sistema mostre dificuldade em acessar arquivos temporários, ou executar operações de leitura e gravação. A causa dos travamentos ainda pode estar relacionada a um sistema operacional desatualizado, que enfrenta problemas de compatibilidade ou falta de correção de bugs.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/v/d/SARYxJRKK4mraajzCrOA/reiniciar-celular.jpg)
Para evitar que o seu celular fique travando, é recomendado: fechar aplicativos em segundo plano; limpar o cache dos apps; utilizar armazenamento em nuvem; verificar se existem atualizações de software disponíveis para o sistema operacional; entre outras atitudes. Caso você siga todas as recomendações e o seu smartphone continue travando, será necessário restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica.
5. Celular que reinicia aleatoriamente
Erros de software estão entre os motivos mais comuns na ocorrência de reinicializações aleatórias. Isto pode incluir falhas no sistema operacional, conflitos entre aplicativos ou aplicativos com bugs. Se o sistema operacional ou algum aplicativo estiver com problemas para abrir, o celular poderá reiniciar numa tentativa de corrigir o problema. O superaquecimento é outro motivo possível para o seu celular estar reiniciando sem aviso prévio. Neste caso, o dispositivo acaba se comportando desta maneira para tentar evitar danos ao hardware.
Para resolver este problema, verifique se há atualizações de software disponíveis para o sistema operacional do seu celular e para os aplicativos instalados. As atualizações podem incluir correções de bugs que podem resolver o problema de reinicialização aleatória. Outra medida é se livrar de aplicativos suspeitos e também de apps pouco utilizados. Se o problema persistir, procure a assistência técnica.
6. Touch screen falhando
A tela tem um papel fundamental nos smartphones atuais, uma vez que é por meio dela que o usuário envia a maioria absoluta dos comandos do celular. O mau funcionamento do componente pode ser causado por danos físicos, problemas de software ou até mesmo por sujeira e umidade, que podem prejudicar a sensibilidade do painel.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/i/h/JqIa6VSvCQwLUw7gv62w/2017-01-30-moto-g4-ana-marques.jpg)
Para resolver o problema de tela do seu smartphone, antes de mais nada, você deve se certificar que o componente está limpo e livre de obstruções. Use pano limpo e macio para limpar suavemente a tela touchscreen, removendo qualquer sujeira, poeira, óleo ou umidade que possam interferir na sensibilidade ou capacidade de resposta do display. Se o problema persistir, tente reiniciar o dispositivo. Isto pode fazer com que problemas temporários de softwares sejam resolvidos. Se, mesmo após estas discas, sua tela continuar apresentando defeito, procure uma assistência técnica.
Com informações Avast, Reader’s Digest e Phone More