AGUA 18/06
Home Destaque Toxoplasmose: Sesau vai capacitar técnicos de 27 municípios alagoanos no dia 21 deste mês

Toxoplasmose: Sesau vai capacitar técnicos de 27 municípios alagoanos no dia 21 deste mês

Toxoplasmose: Sesau vai capacitar técnicos de 27 municípios alagoanos no dia 21 deste mês
0
0

Evento irá acontecer no auditório da Uninassau, em Maceió, e contempla as cidades da III, IV e V Regiões de Saúde

Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá, no dia 21 deste mês, uma capacitação sobre a toxoplasmose para técnicos municipais dos 27 municípios que integram a III, IV e V Regiões de Saúde de Alagoas. O evento vai acontecer no auditório da Universidade Maurício de Nassau, no bairro do Farol, em Maceió, das 8h às 12h.

A capacitação será promovida pela Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (SUMCA) e acontece em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (Sevisa). Além dos enfermeiros e médicos que atuam na Atenção Primária, devem participar também os coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica.

O objetivo da capacitação, conforme destacou a assessora técnica da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Lavínia Helena, é orientar os profissionais sobre o manejo clínico da toxoplasmose, diagnóstico e interpretação de exames. “As medicações para toxoplasmose são fornecidas pelo Estado, então vamos explicar aos profissionais da Atenção Primária como funciona todo esse fluxo”, ressaltou.

Ainda de acordo com ela, durante a capacitação será evidenciado como diagnosticar e tratar gestantes acometidas pela doença. “Esse será também um dos focos do evento, para assegurar que a gestante seja tratada e que não exista risco de transmissão para o bebê”, salientou Lavínia Helena.

Toxoplasmose

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário denominado de Toxoplasma Gondii, que é encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, se hospedando em humanos e outros animais. A doença é causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das doenças transmitidas por animais mais comuns em todo o mundo.

As gestantes com toxoplasmose podem permanecer sem sinais e sintomas, por isso é importante a realização das consultas de pré-natal e ações de prevenção da doença, seu diagnóstico e tratamento. Ainda segundo o MS, é importante destacar que o contato com gatos e felinos não causa a doença. O risco está no contato com as fezes contaminadas de felinos, no consumo de água contaminada ou alimentos mal lavados ou mal cozidos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *