AGUA 18/06
Home Geral Alagoas Vice-governador participa de ações para modernização o Memorial Quilombo dos Palmares

Vice-governador participa de ações para modernização o Memorial Quilombo dos Palmares

Vice-governador participa de ações para modernização o Memorial Quilombo dos Palmares
0
0

Ronaldo Lessa destacou que a iniciativa do Governo Federal fortalece a cultura e preserva a memória da Serra da Barriga, em União dos Palmares

Agência Alagoas

O vice-governador Ronaldo Lessa participou, na tarde deste sábado (25), da cerimônia de inauguração da reforma e modernização do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no município de União dos Palmares. A iniciativa contribui com a modernização do local, preserva a história afro-brasileira, e garante que as futuras gerações possam aprender e se inspirar na rica herança cultural da região.

 

O evento também contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge Rodrigues. Na oportunidade, foi lançado o Aplicativo da Serra da Barriga, além da restauração e redesignação das placas de sinalização e os reparos dos equipamentos de áudio são os principais itens que compreendem as novas ferramentas de inovação no local.

 

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares recebeu investimentos e atenção do Governo de Alagoas, do Governo Federal e conta com parcerias do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, do Projeto Vamos Subir a Serra e da rede social TikTok.

 

Para Ronaldo Lessa, é relevante que a Serra da Barriga esteja inclusa na modernização, o que possibilita a preservação da memória do Quilombo dos Palmares.

 

“É uma alegria estar aqui na Serra da Barriga, com a presença da ministra Margareth Menezes. Estamos diante de um patrimônio da humanidade. O primeiro grito de resistência e liberdade partiu daqui. Então, temos todo o apoio do Governo Federal para promover e idealizar políticas públicas para valorização da nossa cultura, em parceria com o Governo de Alagoas e com a Prefeitura de União dos Palmares, projetando nacionalmente e mundialmente a nossa memória aqui na Serra da Barriga, no Parque Quilombo dos Palmares”, ressaltou.

 

Durante a cerimônia, a ministra Margareth Menezes fez destaques que estão na história da Serra da Barriga, além de elogiar que as novas ferramentas dispostas no local são importantes auxílios para quem visita a região.

 

“A Serra da Barriga representa uma ascensão e tem um legado histórico. É importante mantermos cada vez mais evidentes que aqui as memórias de resistência, de Zumbi dos Palmares, representam a história do povo brasileiro. Este lugar tem história e a nossa missão é fazer com que a cultura e a resistência da população negra tenham cada vez mais espaços em nosso país e nas plataformas de governo, a exemplo do que vem sendo realizado na gestão do presidente Lula”, avalia a ministra.

Antes da solenidade, o governador em exercício Ronaldo Lessa, a ministra Margareth Menezes, o presidente da FCP, João Jorge Rodrigues, o prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas, entre outras autoridades foram recebidos em um almoço idealizado pela ialorixá Mãe Neide, que além gastróloga é Patrimônio Vivo do estado.

 

Modernização

Os equipamentos de sonorização recuperados contam com áudios de grandes personalidades negras, como a atriz e Ialorixá Chica Xavier, e os artistas Leci Brandão, Djavan, Carlinhos Brown e Tony Tornado. Os áudios ainda contam com trilha sonora dos maestros Almir Medeiros e Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas, e participação especial de Leila Pinheiro.

 

Já Aplicativo Serra da Barriga traz a modernidade, conectando a Serra da Barriga e o Parque Memorial com o mundo, divulgando e transmitindo o conhecimento do legado deixado pelo Quilombo dos Palmares e os guerreiros quilombolas. Além disso, vai permitir ao visitante experiências como fazer uma selfie com os guerreiros quilombolas Zumbi, Aqualtune, Dandara, Acotirene e Ganga-Zumba.

 

A data de 25 de maio marca o Dia da África e também o dia em que a infraestrutura do parque foi concluída e entregue à Fundação Cultural Palmares em 2007. A Serra da Barriga é Patrimônio Cultural Brasileiro e, desde 1986, está inscrita no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *