Radialista França Moura sofre acidente de bicicleta e precisa urgentemente de sangue
Familiares indicam qualquer tipo sanguíneo para doação
Após sofrer acidente de bicicleta e fraturar o fêmur, o radialista Marilusio de França Moura, mais conhecido como França Moura, precisa, urgentemente de doação de sangue. Na manhã desta segunda-feira (9), os familiares do comunicador divulgaram uma campanha para doação de qualquer tipo sanguíneo.
As doações podem ser feitas na sede do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que fica no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.
Ao chegar à unidade de saúde, basta apresentar documento com foto e informar o nome do paciente que receberá a doação. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h.
QUEM PODE DOAR
Segundo o Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos.
Os doadores menores de idade devem comparecer ao local acompanhados dos pais ou responsáveis legais, com os documentos de identificação de ambos.
Outras recomendações também são indicadas, como não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem à doação, dormir pelo menos 6 horas na noite anterior, bem como evitar o consumo de alimentos gordurosos.
Conforme o MS, caso os voluntários tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida.
Já para aqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o ato de doar sangue é vetado durante um ano.