AGUA 18/06
Home Destaque Implantação do Programa SUS Digital vai gerar revolução tecnológica na saúde de Alagoas

Implantação do Programa SUS Digital vai gerar revolução tecnológica na saúde de Alagoas

Implantação do Programa SUS Digital vai gerar revolução tecnológica na saúde de Alagoas
0
0

Iniciativa lançada pelo Governo Federal diminuirá filas para cirurgias e consultas especializadas, por meio de uma rede de dados unificada

Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) segue elaborando o Plano de Ação para o Programa SUS Digital, que será lançado em 2025 pelo Ministério da Saúde (MS), e anuncia uma nova etapa na assistência à saúde prestada a toda população do país.

A iniciativa pretende criar uma rede unificada, capaz de uma abordagem multidisciplinar, com acesso a telemedicina e a prontuários unificados, possibilitando o acompanhamento do paciente, desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade.

“O investimento em tecnologia e informação é primordial para o avanço da assistência em todo o país. E em Alagoas estamos comprometidos em apoiar as esferas municipais e federal para mais esse passo histórico no Sistema Único de Saúde”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Segundo o assessor técnico da Sesau, médico Pablo Chagas, o Programa SUS Digital se divide em três eixos. Além da cultura de saúde digital e educação permanente, tem como foco as soluções tecnológicas e serviços de saúde, bem como, a análise, proteção e compartilhamento dos dados de saúde.

“Através do sistema poderão ser realizadas consultas remotas por meio de telemedicina, além de possibilitar uma regulação de leitos e consultas mais eficiente. Todo este processo acontecerá através de um sistema integrado e com segurança para os dados privados dos usuários”, explicou Pablo Chagas.

 

Etapas

 

Pablo relatou que a Sesau já realizou as etapas de diagnóstico da Rede de Assistência do SUS em Alagoas, onde contou com a participação das gestões municipais. Atualmente, os técnicos da pasta estão elaborando o plano de atuação que deverá ser encaminhado para o Ministério da Saúde até o mês de novembro.

“Cada Estado da Federação possui realidades distintas e o Programa SUS Digital será adequado para atender ao cenário de cada localidade. Com isso, ele trará benefícios para os usuários, como agilizar a marcação das cirurgias e de consultas especializadas na capital e nas cidades do interior”, destacou o secretário executivo de gestão interna da Sesau, Éder Correia.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *