AGUA 18/06
Home Destaque Ex-vereador Afonso Gaia é acusado de tentativa de suborno e traição em disputa eleitoral de Santana do Ipanema

Ex-vereador Afonso Gaia é acusado de tentativa de suborno e traição em disputa eleitoral de Santana do Ipanema

Ex-vereador Afonso Gaia é acusado de tentativa de suborno e traição em disputa eleitoral de Santana do Ipanema
0
0

O ex-vereador de Santana do Ipanema, Afonso Gaia, que concorria a uma vaga na Câmara Municipal pelo Partido Progressista (PP) e apoiava o candidato a prefeito Edson Magalhães, renunciou à sua candidatura. Ele decidiu apoiar Moacir Júnior, presidente da Câmara Municipal e membro do MDB, e também o neto da ex-prefeita Renilde Bulhões, Eduardo Bulhões, que até então era alvo de críticas de Gaia. Essa mudança ocorreu há cerca de 20 dias, desde que Afonso Gaia desistiu de sua candidatura, sendo acusado de traição por diversos candidatos a vereador, com quem vinha realizando reuniões ao longo de um ano para eleger Edson Magalhães (PP).

Além disso, Afonso Gaia se envolveu em um episódio polêmico ao tentar subornar a candidata a vereadora Taciane, da chapa de Edson Magalhães, oferecendo-lhe R$ 10 mil para que renunciasse. Caso Taciane aceitasse, a renúncia prejudicaria a chapa de vereadores devido à redução da cota feminina, como exige a legislação eleitoral. A candidata, no entanto, levou o caso ao departamento jurídico da coligação de Edson Magalhães, que entrou com uma representação na 19ª Zona Eleitoral para anular o pedido de afastamento de Taciane. A justiça eleitoral deferiu a favor da candidata.

Nos áudios entregues à justiça eleitoral, Afonso Gaia é ouvido garantindo que a renúncia de Taciane seria segura e teria o apoio de Renatinho, coordenador da campanha de Eduardo Bulhões e assessor parlamentar do deputado federal Isnaldo Bulhões. Em outro áudio, Taciane rejeita a proposta de Afonso Gaia e afirma que continuará sua candidatura. Gaia, então, insiste: “Então devolva os 10 mil”. A candidata responde que entregará o dinheiro à justiça eleitoral, não a ele. Em tom irônico, Gaia finaliza a conversa dizendo: “Vamos para frente!”. O caso agora está sendo analisado pelo cartório eleitoral de Santana do Ipanema.

Redação

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *