No Banner to display

Home Destaque Programa de Transplante de Fígado de Alagoas será realizado no Hospital do Coração Alagoano

Programa de Transplante de Fígado de Alagoas será realizado no Hospital do Coração Alagoano

Programa de Transplante de Fígado de Alagoas será realizado no Hospital do Coração Alagoano
0
0

Atendimento ambulatorial para os pacientes começará a funcionar na próxima segunda-feira (7)

Ascom Sesau

O secretário Gustavo Pontes de Miranda, titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), convocou uma reunião nesta quarta-feira (2), na sede do órgão, para definir o novo fluxo estadual para o Programa de Transplante de Fígado em Alagoas. O encontro contou com a participação do secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia; do diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo; e do médico cirurgião Filipe Augusto Porto, integrante da equipe que já realiza os procedimentos no Estado.

O Hospital do Coração Alagoano já é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para fazer os procedimentos e passa a realizar integralmente o atendimento para os pacientes. O ambulatório iniciará as atividades a partir da próxima segunda-feira (7), com toda a infraestrutura necessária, desde a inscrição dos pacientes na lista estadual de transplantes, passando por consultas, até o acompanhamento após o procedimento.

Gustavo Pontes de Miranda enfatizou o compromisso do Governo Paulo Dantas em ampliar o número de transplantes na rede estadual de saúde, além de oferecer o suporte necessário para as pessoas que mais precisam. “O acompanhamento dos transplantes de fígado em Alagoas iniciará a partir do dia 7, com o ambulatório e a transferência dos pacientes para o Hospital do Coração Alagoano. Todos os atendimentos, inclusive os pós-operatórios, que já foram realizados, já ocorrerão na unidade”, disse o titular da Sesau.

Atualmente, um paciente está cadastrado na lista para o transplante de fígado e outros aguardam exames para ingressar na lista de espera pelo órgão. O secretário de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, reforçou também que todo o suporte necessário será oferecido para os pacientes. “Nós já estamos com todos os equipamentos e todo o material necessário, inclusive os medicamentos, para que os que já foram transplantados e os que serão submetidos ao procedimento no futuro, possam ter o melhor tratamento possível dentro do Hospital do Coração”, frisou Eder Correia.

O reconhecimento da unidade estadual com todos os crivos do Ministério da Saúde para a realização de transplante hepático demonstra o quanto ela possui o suporte para o procedimento de alta complexidade. “A equipe é extremamente técnica, competente e especializada e deixa a mensagem para a população alagoana de que é um hospital que hoje presta um serviço de excelência para a comunidade, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado e também do governador Paulo Dantas, visando a implementação desse serviço no Hospital do Coração Alagoano”, pontuou o diretor do hospital, Otoni Veríssimo.

Por fim, o cirurgião Filipe Augusto Porto, integrante da equipe Programa de Transplante de Fígado de Alagoas, também destacou a continuidade do serviço de tamanha relevância para o Estado. “Eu quero tranquilizar a sociedade alagoana que o nosso serviço irá continuar. Agora, a partir da próxima semana, integralmente no Hospital do Coração Alagoano, que é 100% SUS, com a parte ambulatorial e também a cirúrgica. Então, o serviço continua”, assegurou.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *