Saúde Xixi com espuma? Saiba possíveis causas para o sintoma

Se a espuma no xixi vem acompanhada de sintomas como inchaço, dor ao urinar, urina com mau cheiro ou febre, é importante procurar um médico
O xixi é um importante indicador da saúde do corpo e mudanças em sua aparência, como a presença de espuma ou alteração na cor, podem ser sinais de problemas específicos. Essas mudanças podem indicar, por exemplo, a perda de nutrientes ou outras condições que merecem atenção.
De acordo com médicos urologistas entrevistados pelo Metrópoles, existem diversas razões para a formação de espuma na urina. O sintoma pode inclusive estar relacionado a fatores comuns, como a interação com produtos de limpeza no vaso sanitário ou a força do jato urinário.
“Quando o jato sai forte ou fraco, pode espumar mais ou menos. Apenas esse sintoma é um parâmetro difícil de avaliar. Se acontece de forma esporádica, não há motivo para preocupação: no entanto, se você percebe essa espuma aumentada rotineiramente, é bom investigar”, explica o urologista Alex Meller, e professor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.
A presença de espuma no xixi também pode estar relacionada ao consumo elevado de proteínas. “Pode ser normal quando ingerimos muita proteína, como após um churrasco ou suplementação”, explica Meller.