Juíza Carolina Valões representa o TJAL no Fonaje em Cuiabá (MT)
Fórum Nacional de Juizados Especiais iniciou nesta quarta (27) e segue até amanhã (29); programação conta com palestras e debates
A juíza Carolina Valões, titular do 1º Juizado Especial Cível de Arapiraca, está representando o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) no Fórum Nacional de Juizados (Fonaje), que iniciou nesta quarta (27) e segue até amanhã (29), em Cuiabá (MT).
A magistrada falou da importância de participar desse encontro, que tem como objetivo aprimorar a prestação dos serviços judiciários nos Juizados Especiais, com base na troca de informações e na padronização dos procedimentos adotados em todo o país.
“Participar do Fonaje é importante para conhecer a realidade e as práticas desenvolvidas pelos outros Tribunais do país, aprimorar a sistemática dos Juizados e debater questões inquietantes para a edição de novos enunciados”, disse a juíza.
Programação
No primeiro dia de evento, além de homenagens, a programação contou com uma Conferência de Abertura, com o tema: A coisa julgada, os precedentes vinculantes e o Sistema dos Juizados Especiais.
Nesta quinta, o evento tem na programação palestras sobre a efetividade da execução e dos Juizados Especias, a tecnologia e os desafios a serviço dos Juizados Especiais, a experiência brasileira dos métodos consensuais de solução de conflitos, além da apresentação de boas práticas e resultado das oficinas e discussão das propostas de enunciados.
No último dia, a conferência de encerramento abordará o tema: soluções de ajustes nas competências dos Juizados Especiais da Fazenda Pública. O evento termina com uma assembleia e, em seguida, o anúncio da futura sede do 55º Fonaje e a escolha da nova diretoria.
Lucas Melo – Dicom TJAL
Galeria