Cuba tem colapso na rede elétrica e milhões de pessoas ficam sem luz no país
Sistema cubano enfrenta escassez de combustíveis e desastres naturais
Depois que a maior usina de energia de Cuba apresentou falha, o sistema elétrico nacional do país entrou em colapso nesta quarta-feira (4).
O governo cubano confirmou a informação. O blecautes pode ter afetado cerca de 10 milhões de pessoas, mas o governo ainda não detalhou a extensão do problema.
Essa é a mais recente de várias falhas no sistema elétrico, que sofre com problemas econômicos, falta de combustível e desastres naturais.
Outubro foi um mês com vários problemas desse tipo em Cuba, quando os suprimentos de combustível diminuíram e o furacão Oscar atingiu a ilha. Em novembro, a passagem do furacão Rafael também gerou falta de luz aos moradores.
Cuba enfrenta escassez de combustíveis e desastres naturais
A falha no sistema nesta quarta-feira deixou Havana, a capital, quase completamente às escuras, de acordo com o relato que uma testemunha deu à Reuters. As luzes antes do nascer do sol foram vistas apenas em alguns grandes hotéis e em prédios do governo.
O Ministério de Minas e Energia de Cuba informou que a usina Antonio Guiteras, em Matanzas, a maior geradora de eletricidade da ilha, foi desligada por volta das 2h da manhã (horário local), provocando o colapso da rede.
As usinas elétricas movidas a petróleo de Cuba, já obsoletas e com dificuldades para manter as luzes do país acesas, entraram em crise total este ano, quando as importações de petróleo da Venezuela, da Rússia e do México diminuíram, contribuindo para vários blecautes em todo o país durante dois meses.
iclnoticias