AGUA 18/06
Home Destaque POLÍTICA Em decisão histórica, TSE confirma inédita condenação por violência política de gênero

POLÍTICA Em decisão histórica, TSE confirma inédita condenação por violência política de gênero

POLÍTICA Em decisão histórica, TSE confirma inédita condenação por violência política de gênero
0
0

Ex-vereador é condenado por ataques misóginos a deputadas petistas do Ceará

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ratificou a decisão do TRE do Ceará que condenou Maurício Martins, ex-vereador do PT do munícipio de Russas. O então parlamentar proferiu ofensas machistas e misóginas a colegas de Partido.

“São oportunistas, como borboletas que se transformam em lagartas encantadas e aparecem só no Dia Internacional da Mulher querendo vender ilusão”,  disse Martins em alusão a atuação das deputadas petistas da Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Idealizada e presidida por Larissa Gaspar (PT), a Frente  havia se solidarizado com uma moradora ofendida por Martins com palavras de baixo calão. Como resposta,  ele resolveu   atacar  também Gaspar e outras deputadas.

Para a parlamentar petista, trata-se de uma vitória coletiva  mostrando que o sistema de justiça  está pronto para garantir o pleno exercício dos direitos políticos das mulheres no Brasil. A decisão “mostra para a sociedade brasileira que as instituições do judiciário estão atentas ao assédio enfrentado pelas mulheres na política”.

A violência política de gênero tornou-se crime a partir da promulgação da Lei 14.192/2021 que alterou o Código Eleitoral. Em um ano e meio de atuação, a Frente, a primeira a tratar do tema no país, já  recebeu 28 denúncias. “Nosso objetivo é garantir que nenhuma mulher seja impedida ou desestimulada a exercer sua função pública devido a agressões e tentativas de silenciamento”, concluiu Larissa Gaspar.

Revista Forum

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *