No Banner to display

Home Geral Cultura Centenário de Aldemar Paiva o talento alagoano que brilhou e se eternizou como estrela em Pernambuco

Centenário de Aldemar Paiva o talento alagoano que brilhou e se eternizou como estrela em Pernambuco

Centenário de Aldemar Paiva o talento alagoano que brilhou e se eternizou como estrela em Pernambuco
0
0

Aldemar Buarque de Paiva foi uma das vozes mais marcantes do rádio alagoano e nordestino. Nascido em Maceió, em 20 de julho de 1925, destacou-se como poeta, cordelista, radialista, jornalista, compositor, produtor artístico, publicitário e contador de histórias.   Em  seu centenário o  jornalista Fernando Valões, presta uma homenagem a esse grande brasileiro, produzindo um vídeo que ficará para a posteridade.

Aos 23 anos, participou da fundação da Rádio Difusora de Alagoas, em 16 de setembro de 1948, marco que deu início a uma trajetória brilhante na comunicação.

Criador do programa Pernambuco Você é Meu, transmitido durante décadas pelas rádios Clube e Jornal do Commercio, no Recife, Aldemar Paiva também idealizou a primeira escolinha de humor do Brasil. Amigo inseparável de Chico Anysio, fez do rádio um palco de valorização da cultura popular, unindo música, poesia, humor e a tradição oral nordestina.

Como compositor, deixou canções inspiradas no cotidiano e na alma do povo, sempre traduzindo em versos a essência da vida simples. Na literatura, sua sensibilidade deu voz ao lirismo e à sabedoria da região.

Guardião da memória cultural, Aldemar Paiva construiu um legado de arte, palavra e afeto, sendo lembrado como uma das maiores referências da comunicação e da cultura de Alagoas e de Pernambuco.

Redação

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *