No Banner to display

Home Geral Brasil Lula venceria todos os adversários em 2º turno de 2026, diz pesquisa Quaest

Lula venceria todos os adversários em 2º turno de 2026, diz pesquisa Quaest

Lula venceria todos os adversários em 2º turno de 2026, diz pesquisa Quaest
0
0

Pesquisa mostra um aumento na vantagem de Lula sobre Tarcísio de Freitas no 2º turno, com a maior diferença registrada entre os dois desde maio

O presidente Lula (PT) mantém a liderança em todos os eventuais cenários de 1º e 2º turno simulados para a disputa presidencial de 2026. É o que aponta a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). Lula passou a liderar em todos os cenários pesquisados em agosto.

Na pesquisa, no segundo turno, Lula está nove pontos à frente de Ciro Gomes (PDT); 10, Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível; 12, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL); 13, Ratinho Júnior (PSD); 15, de Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Bolsonaro (PL); e 23, Eduardo Leite (PSD).

A pesquisa mostra um aumento na vantagem de Lula sobre Tarcísio de Freitas no 2º turno. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 45% e Tarcisio 33%. É a maior diferença registrada entre os dois desde maio, quando Lula tinha 41% das intenções de voto, contra 40% de Tarcísio. Em setembro, a vantagem de Lula sobre o governador de São Paulo era de oito pontos.

(Foto: Reprodução)

A pesquisa também mostra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) como o mais rejeitado como candidato à Presidência entre todos os nomes pesquisados.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 2 e 5 de outubro e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Lula lidera cenários de 1º turno

No primeiro turno, a Quaest traçou oito eventuais cenários. Com Lula e Bolsonaro, o atual presidente aparece com 35%; Jair Bolsonaro (PL), 26%; Ratinho Júnior (PSD), 10%; Ciro Gomes (PDT), 9%; Romeu Zema (Novo), 3%; Ronaldo Caiado (União Brasil), 3%; Indecisos são 4% e Branco/Nulo/Não vai votar, 10%.

Lula

(Foto: Reprodução)

Com Michelle Bolsonaro (PL) representando a extrema direita, Lula marca 36% e Michelle aparece com 21%. Ciro Gomes (PDT) soma 10%; Ratinho Júnior (PSD), 10%; Romeu Zema (Novo), 4%; Ronaldo Caiado (União Brasil),  3%; Indecisos, 4%; Branco/Nulo/Não vai votar, 12%.

Com Tarcísio de Freitas (Republicanos) como candidato, Lula (PT) marca 39% e Tarcísio aparece com 18%; Ciro Gomes (PDT) marca 12%; Ronaldo Caiado (União Brasil), 4%; Romeu Zema (Novo), 4%; Indecisos, 5%; Branco/Nulo/Não vai votar, 18%.

Com Eduardo Bolsonaro (PL), Lula pontua 35% e  Eduardo Bolsonaro (PL) aparece com 15%; Ratinho Júnior (PSD) marca 12%; Ciro Gomes (PDT), 11%; Romeu Zema (Novo), 5%; Ronaldo Caiado (União Brasil), 4%; Indecisos são 4% e Branco/Nulo/Não vai votar, 14%.

Nas simulações sem Ciro Gomes, e com a direita menos fragmentada, Lula chegaria a 41% e Tarcísio de Freitas e Eduardo Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados: Tarcisio (19%) ou Eduardo (17%). Com Eduardo e Ratinho, Lula continua no patamar dos 40% e os outros dois adversários (Eduardo e Ratinho Jr) aparecem tecnicamente empatados: 20% e 17%.

Segundo turno

No segundo turno, Lula tem entre 41% e 47%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 32%. A disputa Lula x Ciro é a que apresenta a menor distância numérica: 9 pontos. Lula venceria com 41% a 32%. O candidato menos competitivo da oposição é Eduardo Leite (PSD), com 22%. Bolsonaro teria 36% e Tarcísio 33%.

Em um confronto entre Lula e Bolsonaro, que está inelegível, o atual presidente levaria vantagem novamente sobre o ex-presidente: 46% a 36%. Em maio, eles estavam numericamente empatados.

Contra o governador de São Paulo, Lula teria 45% e Tarcisio 33%. A distância, que era de 8 pontos no mês passado, se transformou em uma distância de 12 pontos este mês.

(Foto: Reprodução)

A distância de Lula para Ratinho Jr também aumentou. Em julho, Lula aparecia com 44% e Ratinho 34%. Neste mês, Lula mantém os 44%, mas Ratinho oscila para 31%. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Lula oscila positivamente (de 45% para 47%), mas Zema não sai dos 32% desde agosto.

Contra Ronaldo Caiado, Lula se mantém nos 46% desde o mês passado, Caiado tem 31% desde agosto. No segundo turno, Michelle Bolsonaro oscilou positivamente de 32% para 34% no último mês, enquanto Lula variou de 47% para 46%. Contra Eduardo Bolsonaro, Lula aparece com uma das maiores vantagens: 46% a 31%.

Rejeição

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o mais rejeitado como eventual candidato entre nove nomes que pesquisados como candidatos à Presidência da República em 2026. Entre os eleitores, 68% dizem que conhece e não votaria no deputado federal, mesmo resultado do levantamento anterior, realizado em setembro.

Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência, com 63% de rejeição (eram 64%), tecnicamente empatado com Michelle Bolsonaro (PL), que tem 61% (mesmo número de setembro) e com Ciro Gomes (PDT), rejeitado por 60%, mesmo número apresentado na pesquisa anterior.

Já o presidente Lula (PT) tem rejeição de 51%, oscilação de um ponto para baixo em relação a setembro.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), tem rejeição de 40%; o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de 34%; e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de 32%.

ICLNOTICIAS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *