No Banner to display

Home Geral Brasil Prefeito que herdou contrato suspeito de fraude fez BO contra Zanatta

Prefeito que herdou contrato suspeito de fraude fez BO contra Zanatta

Prefeito que herdou contrato suspeito de fraude fez BO contra Zanatta
0
0

Contratos com recursos da deputada são investigados por suspeita de fraude

O prefeito de Laguna, Preto Crippa (PL), fez um boletim de ocorrência contra a deputada federal Júlia Zanatta (PL) após ser exposto em um vídeo que avaliou como intimidatório. O gestor herdou três contratos suspeitos de uma série de irregularidades que receberam emendas Pix da parlamentar.

Tanto Zanatta quanto o deputado Zé Trovão (PL), usaram as redes sociais para criticar nomeações do prefeito do PL e pedir sua expulsão do partido por conta de nomes desaprovados por eles. A notícia sobre o boletim de ocorrência circulou na imprensa local e nacional e foi confirmada pela coluna.

A polêmica, no entanto, parece antiga. Crippa, que assumiu a prefeitura esse ano e herdou projetos investigados pelo Tribunal de Contas na gestão anterior, já havia se manifestado em entrevistas criticando Zé Trovão e Zanatta por não ajudarem a cidade.

A parlamentar enviou verbas via emendas Pix que foram aportadas nos contratos suspeitos de fraude, enriquecimento por parte da empreiteira Qualidade Mineração e dano ao erário. “Por que eu digo que Laguna não é o PL da Julia Zanatta e do Zé Trovão? Porque eles prometem recursos e não mandam”, disse o prefeito em uma entrevista à rádio local, reforçando que o deputado “não entregou”.

Zé Trovão respondeu, mas eles já haviam tido um embate antigo, na campanha eleitoral, mesmo sendo do mesmo partido. Crippa criticou o parlamentar e disse que ele conhecia o proprietário da empreiteira investigada. Ainda candidato, Crippa também fez críticas à Qualidade e disse não ser amigo de empreiteiro, em material que ainda está publicado nas suas redes.

Deputado federal Zé Trovão (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

As emendas Pix

Emendas Pix dos deputados Julia Zanatta e Zé Trovão, do PL, foram utilizadas para pagar obras de uma empresa que está na mira do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC).

Outros dois deputados bolsonaristas, Ismael (PSD) e Darci de Matos (Republicanos), suplente que não está em exercício, também enviaram emendas para contratos investigados pelos órgãos de controle.

A cidade de Canelinha, no Vale do Rio Tijucas, é alvo de uma auditoria do TCU que identificou que a empresa venceu licitações em situações atípicas e investigou contratos aditivados. Já a cidade de Laguna, no Litoral Sul, teve obras da empresa fiscalizadas pelo TCE-SC. Há suspeitas de superfaturamento e de utilização de materiais de qualidade aquém da estipulada.

A Qualidade informou, em nota, que as auditorias iniciais realizadas pelo TCE em Laguna e pelo TCU em Canelinha seguem o trâmite normal. “Em breve, será concedido o espaço para que o corpo técnico e jurídico da empresa possa se manifestar formalmente”.

A nota informa que estes contratos auditados foram integralmente executados, com as obras entregues. “Estão atualmente em pleno uso pelas comunidades locais, cumprindo seu papel de promover mobilidade, desenvolvimento e qualidade de vida”. Os deputados não se pronunciaram sobre as denúncias.

 

iclnoticias

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *