Prefeito que herdou contrato suspeito de fraude fez BO contra Zanatta

Contratos com recursos da deputada são investigados por suspeita de fraude
O prefeito de Laguna, Preto Crippa (PL), fez um boletim de ocorrência contra a deputada federal Júlia Zanatta (PL) após ser exposto em um vídeo que avaliou como intimidatório. O gestor herdou três contratos suspeitos de uma série de irregularidades que receberam emendas Pix da parlamentar.
Tanto Zanatta quanto o deputado Zé Trovão (PL), usaram as redes sociais para criticar nomeações do prefeito do PL e pedir sua expulsão do partido por conta de nomes desaprovados por eles. A notícia sobre o boletim de ocorrência circulou na imprensa local e nacional e foi confirmada pela coluna.
A polêmica, no entanto, parece antiga. Crippa, que assumiu a prefeitura esse ano e herdou projetos investigados pelo Tribunal de Contas na gestão anterior, já havia se manifestado em entrevistas criticando Zé Trovão e Zanatta por não ajudarem a cidade.
A parlamentar enviou verbas via emendas Pix que foram aportadas nos contratos suspeitos de fraude, enriquecimento por parte da empreiteira Qualidade Mineração e dano ao erário. “Por que eu digo que Laguna não é o PL da Julia Zanatta e do Zé Trovão? Porque eles prometem recursos e não mandam”, disse o prefeito em uma entrevista à rádio local, reforçando que o deputado “não entregou”.
Zé Trovão respondeu, mas eles já haviam tido um embate antigo, na campanha eleitoral, mesmo sendo do mesmo partido. Crippa criticou o parlamentar e disse que ele conhecia o proprietário da empreiteira investigada. Ainda candidato, Crippa também fez críticas à Qualidade e disse não ser amigo de empreiteiro, em material que ainda está publicado nas suas redes.

Deputado federal Zé Trovão (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
As emendas Pix
Emendas Pix dos deputados Julia Zanatta e Zé Trovão, do PL, foram utilizadas para pagar obras de uma empresa que está na mira do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC).
Outros dois deputados bolsonaristas, Ismael (PSD) e Darci de Matos (Republicanos), suplente que não está em exercício, também enviaram emendas para contratos investigados pelos órgãos de controle.
A cidade de Canelinha, no Vale do Rio Tijucas, é alvo de uma auditoria do TCU que identificou que a empresa venceu licitações em situações atípicas e investigou contratos aditivados. Já a cidade de Laguna, no Litoral Sul, teve obras da empresa fiscalizadas pelo TCE-SC. Há suspeitas de superfaturamento e de utilização de materiais de qualidade aquém da estipulada.
A Qualidade informou, em nota, que as auditorias iniciais realizadas pelo TCE em Laguna e pelo TCU em Canelinha seguem o trâmite normal. “Em breve, será concedido o espaço para que o corpo técnico e jurídico da empresa possa se manifestar formalmente”.
A nota informa que estes contratos auditados foram integralmente executados, com as obras entregues. “Estão atualmente em pleno uso pelas comunidades locais, cumprindo seu papel de promover mobilidade, desenvolvimento e qualidade de vida”. Os deputados não se pronunciaram sobre as denúncias.
iclnoticias