AGUA 18/06
Home Geral Alagoas PROFISSIONALIZAÇÃO Com incentivo do Governo, Agreste já conta com 1.150 artesãos cadastrados

PROFISSIONALIZAÇÃO Com incentivo do Governo, Agreste já conta com 1.150 artesãos cadastrados

PROFISSIONALIZAÇÃO Com incentivo do Governo, Agreste já conta com 1.150 artesãos cadastrados
0
0

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo promoveu a entrega de mais 50 carteiras de artesãs do município de Arapiraca

A profissionalização do artesanato caminha a passos largos em Alagoas. Na última quarta-feira (31), o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, realizou a entrega de mais 50 carteiras de artesãs do município de Arapiraca, região do Agreste do Estado. A ação aconteceu no Mercado do Artesanato, localizado na Praça Ceci Cunha.

 

Com a entrega, o município conta, agora, com 350 artesãos reconhecidos. Em toda a região do Agreste o número chega a 1.150 profissionais cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), coordenado em Alagoas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

 

A carteira do artesão garante a isenção do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas. Além disso, portando o documento, o artesão pode se inscrever em editais abertos pela Sedetur para levar seu trabalho para feiras de artesanato realizadas em todo o país. Em Alagoas, são mais de 13 mil artesãos registrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), e 60% destes artesãos vivem somente da produção artesanal.

 

Para a artesã do grupo Colcheteiras e Cia Solidária, Maria Nasidy, receber o documento representa o reconhecimento à produção artesanal, que deixou de ser um hobby para tornar-se sustento e garantia de emprego e renda.

 

 

“É gratificante para nós enxergar a valorização que a gente vem ganhando nos últimos anos. Sabemos que o que a gente produz é com muito amor, mas não se trata só disso. É nossa maneira de ganhar dinheiro fazendo aquilo que gostamos”, afirmou a artesã Maria Nasidy.

 

Além da emissão da carteira, a Sedetur atua, por meio do projeto Alagoas Feita à Mão, com a colocação de placas em todas as regiões do Estado, identificando as oficinas e ateliês dos artesãos para sinalizá-los como espaço de produção artesanal.

 

“O número de artesãos e a qualidade do artesanato de Alagoas possuem um destaque nacional. Para isso, o apoio do Governo do Estado tem sido fundamental. É nosso compromisso garantir oportunidades para que esses profissionais continuem sendo reconhecidos e, mais que isso, tenham uma vida digna através da comercialização de seus produtos”, ressaltou o secretário Rafael Brito.

 

O evento, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, contou com a presença do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, Ricardo Barreto, e do deputado federal Ronaldo Lessa.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *