AGUA 18/06
Home Geral Brasil Forças de Segurança fazem operação na Favela Kelson’s, na Penha

Forças de Segurança fazem operação na Favela Kelson’s, na Penha

Forças de Segurança fazem operação na Favela Kelson’s, na Penha
0
0

As Forças de Segurança fazem, na manhã desta terça-feira, uma operação na Favela Kelson’s, na Penha, Zona Norte do Rio. A ação visa a desobstrução de vias e combate ao crime organizado na comunidade. Equipes das Forças Armadas e das polícias Civil e Militar participam da operação. Ainda não há informações de prisões e apreensões.

A operação na Kelson’s é com base no Decreto Presidencial de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), assinado em 28 de julho de 2017, e foi planejada antes da intervenção federal na segurança do Rio, informou a Secretaria de Segurança do Rio.

Enquanto a ação ocorrer, ruas e acessos à Kelson’s podem ser interditadas, assim como pode haver restrições do espaço aéreo para aeronaves civis. Não há interferência nas operações dos aeroportos.

Representantes das forças mobilizadas na operação acompanham a movimentação das equipes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, região central do Rio, desde as 5h.

Outros pontos da operação

Além da Favela Kelson’s, há militares no Arco Metropolitano e em rodovias que cortam o Rio. Outra frente de ação é nos acessos à Favela do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e aos morros do Chapadão e da Pedreira, na Zona Norte do Rio.

— Trata-se, então, da maior operação já realizada pelas Forças Armadas, pelas forças de segurança integradas desde o início das operações em julho do ano passado. Em termos de ocupação de espaço, vem desde as divisas do estado até o interior da cidade do Rio de Janeiro e em três linhas de ocupação — disse o coronel Roberto Itamar, porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), em entrevista ao “Bom Dia Rio”.

 

Tanque no acesso à comunidade

Um tanque da Marinha está posicionado em um dos acessos à Kelson’s. Os militares abordam moradores que deixam a comunidade e os revistam. A cena chama atenção de quem passa pelo local. Diversos veículos da Polícia Civil também estão no local.

Uma mulher, que estava com o filho de apenas um mês na porta de casa, contou que acordou com o barulho da movimentação das tropas de segurança.

— Não tenho muito medo. Mas isso tudo chama a atenção. Mas está calmo — disse ela, que não quis se identificar.

Sua vizinha e amiga fez coro:

— Não teve nada. Mas não vou mandar meu filho para a escola hoje, não. Na verdade, nem sei se haverá aula. Até porque as professoras não moram aqui. Se elas chegarem e verem isso tudo aqui, não vão querer entrar (na comunidade). Então, hoje ele fica comigo.

extraglobo

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *