AGUA 18/06
Home Destaque Agricultura e Embrapa realizam missão técnica para fortalecimento da cadeia produtiva do arroz

Agricultura e Embrapa realizam missão técnica para fortalecimento da cadeia produtiva do arroz

Agricultura e Embrapa realizam missão técnica para fortalecimento da cadeia produtiva do arroz
0
0

Iniciativa percorreu áreas produtivas da rizicultura no Baixo São Francisco alagoano e contou com participação do Governo de Sergipe

scom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), ao lado das unidades Embrapa Alimentos e Territórios (AL) e Arroz e Feijão (GO), realizaram nos dias 05, 06 e 07 de março uma missão técnica para fortalecimento da cadeia produtiva da rizicultura do Baixo São Francisco alagoano.  A iniciativa teve objetivo de debater os desafios e as oportunidades para avançar na produção e comercialização do arroz na região que engloba os estados de Alagoas e Sergipe.

O ponto de partida foi  na capital Maceió, com uma reunião entre os integrantes da expedição e, posteriormente, partiu em visitas técnicas nos perímetros irrigados dos municípios de Igreja Nova, Porto Real do Colégio e Penedo.

A secretária executiva de Agricultura Familiar, Renata Andrade, explicou que o Governo de Alagoas está trabalhando para aumentar o potencial produtivo do estado. “Conseguimos trazer especialistas na rizicultura de Goiás que visitaram as áreas de produção, conversaram com os produtores e os gestores locais. O fortalecimento desse setor é uma das prioridades da secretária Carla Dantas porque o arroz faz parte da base da alimentação das famílias alagoanas, sendo um importante produto para o combate à fome no estado. E no campo gera renda para os agricultores”, afirmou Renata Andrade.

O secretário de Agricultura de Sergipe, Zeca da Silva, esteve presente na missão e revelou que tem interesse em realizar uma cooperação com Alagoas, que em breve deve contar com uma Câmara Interestadual da Rizicultura no Baixo São Francisco alagoano e sergipano. “A gente vai unir forças e fiz questão de estar presente na missão para demonstrar que queremos trocar experiências e acompanhar o que Alagoas tem feito. Temos um mercado para todos e estimular a cadeia vai ser benéfico para os dois estados”, acredita o secretário.

Tecnologias e cultivares

A missão técnica contou com a presença do chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães, e do Coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Arroz da Embrapa, José Manoel Colombari. Além das análises de campo e entrevistas com os produtores, os especialistas conversaram com os gestores locais e visitaram a Unidade de Beneficiamento de Arroz da Cooperativa Pindorama, localizada em Igreja Nova.

“As visitas foram extremamente importantes não só do ponto de vista técnico para entender o que está sendo usado de tecnologias, mas também para ouvir  as demandas locais e perceber quais são os gargalos e, então, poder atuar da melhor forma. Alagoas tem um potencial muito grande e que ainda não está sendo completamente explorado pelos produtores. A Embrapa tem as tecnologias necessárias para possibilitar melhorar a vida dessas pessoas”, disse Elcio.

O chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio, destacou que é importante a parceria entre a Seagri e a empresa de pesquisa, que disponibiliza novas tecnologias e cultivares que podem permitir que as áreas tenham um melhor aproveitamento produtivo, além de fornecer estratégias de zoneamento de plantio. “Isso impacta positivamente na vida dos produtores de arroz e, consequentemente, dos consumidores que terão acesso a alimentos produzidos localmente e com melhor qualidade”, ressaltou.

A missão técnica Seagri-Embrapa também contou com as presenças da Prefeita de Igreja Nova, Vera Dantas, da gerente de Fortalecimento da Agricultura da Seagri, Joseane Castro, a supervisora de Inclusão Produtiva da Seagri, Dorothy Lima, do presidente da Emdagro – empresa pública de Assistência Técnica e Extensão Rural de Sergipe, Gilson dos Anjos, representantes da Codevasf-Regionais Sergipe e Alagoas, além de representantes da Cooperativa Pindorama.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *