Renan Filho confirma candidatura ao Governo de Alagoas e cenário aponta disputa direta com JHC em 2026

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que será candidato ao Governo de Alagoas nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista à GloboNews, ao comentar as articulações do MDB e a possível composição de chapa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Objetivo ao falar sobre seus planos políticos, o ministro não deixou espaço para especulações: “Eu sou candidato a governador de Alagoas”, afirmou.

A declaração ocorre em meio ao avanço das negociações para alianças nacionais e estaduais e reforça a projeção de um embate direto contra o prefeito de Maceió, JHC.

Disputa pelo Governo deve opor Renan Filho e JHC

Nos bastidores da política alagoana, a avaliação é de que a eleição de 2026 caminhe para um confronto entre Renan Filho e JHC. Interlocutores apontam que o prefeito de Maceió teria sinalizado a aliados a intenção de deixar o cargo para disputar o Palácio República dos Palmares.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 4 de outubro de 2026. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá em 25 de outubro.

Ministro destaca estratégia de Lula para 2026

Durante a entrevista, Renan Filho também comentou a estratégia eleitoral do presidente Lula. Segundo ele, a ampliação de alianças será fundamental para o próximo pleito.

“A grande discussão é como o presidente vai conduzir a ampliação da aliança para essa eleição. Ele fez isso muito bem na eleição passada. A capacidade de articulação política do presidente é reconhecida por todos”, afirmou.

O ministro avaliou que o desafio é semelhante ao enfrentado em 2022, mas considerou que o cenário político atual é mais favorável ao governo federal. “Buscar ocupar o centro político, deixando o bolsonarismo mais à extrema direita (…) Eu acho que o presidente Lula está fazendo isso com competência ao dialogar com todos”, completou.

Redação