País enfrenta escassez de trabalhadores qualificados, desde enfermeiros a especialistas em TI. Mas a burocracia e os obstáculos políticos dificultam contratação de profissionais no exterior.
Em uma sala de aula em Chennai, na Índia, cerca de 20 enfermeiras estão aprendendo alemão em ritmo acelerado. Elas têm seis meses para se tornarem fluentes o suficiente para trabalhar na Alemanha .
Ramalakshi, uma das enfermeiras, conta que sua família enfrentou dificuldades financeiras, mas mesmo assim conseguiu pagar o equivalente a vários milhares de euros para sua faculdade de enfermagem. Desde que concluiu seus estudos, ela sentiu a necessidade de retribuir.
“Meu objetivo é trabalhar no exterior”, diz. “Quero dar estabilidade financeira à minha família e construir minha própria casa.”
O governo do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, financia o curso de idiomas para combater o desemprego local e dar às famílias desfavorecidas uma chance de alcançar oportunidades globais. Agências privadas, então, conectam enfermeiras indianas com potenciais empregadores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/C/K/v4BhIjSieh1FICoFBKPg/75216130-906.jpg)





